Identidade visual

Carnaval do Recife busca integrar todos os carnavais e diversidade na identidade visual; confira

O arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso foi o responsável por projetar a Festa de Momo

Carnaval do Recife busca integrar todos os carnavais, a diversidade e o reencontro com a festa Carnaval do Recife busca integrar todos os carnavais, a diversidade e o reencontro com a festa  - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife

Com o tema “Voltei Recife com Todos os Carnavais”, o Carnaval do Recife 2023 terá uma identidade visual com a confluência de todos os carnavais, a diversidade e o reencontro com a festa.

O arquiteto e ilustrador Adriano Marcusso foi o responsável por projetar a Festa de Momo, com inspirações de artistas contemporâneos pernambucanos, a exemplo de Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora. 

A geometrização e a modulação das formas, junto com uma paleta de cores contemporânea, criam uma linguagem inovadora para a manifestação popular que marca o recomeço, a esperança e a alegria. O uso de linhas retas e ângulos precisos dos personagens remete à obra de artistas pernambucanos que conseguiram representar o Carnaval recifense. 

De acordo com a Prefeitura do Recife, todas as vertentes da cultura popular estão representadas, num encontro do moderno com o clássico, do tradicional com o inovador e, para o ciclo momesco, foram criados cerca de 40 personagens que envolvem brincantes e brinquedos da cultura popular e do Carnaval de rua em suas mais diversas vertentes, numa folia inclusiva que envolve personagens femininos e masculinos, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. 

A identidade passa por painéis como quebra-cabeças que se encaixam livremente e peças individuais que transmitem uma ideia do imaginário da cultura popular local, do dia a dia recifense, em cada um desses grids, que formam uma espécie de malha na frente da qual entram os personagens. 

Decoração 
A decoração do Carnaval 2023 vai se concentrar no Recife Antigo e nos arredores, onde estão os maiores e mais movimentados polos da festa. As quatro pontes de acesso ao Recife Antigo, a do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória, ganharão os tradicionais pórticos de entrada, nas cores e motivos do Carnaval. 

A Buarque de Macedo e a Maurício de Nassau ganharão ainda decoração suspensa: serão cobertas por serpentinas de led e pendentes coloridos, numa alusão a um dos mais emblemáticos símbolos dos carnavais de todos os tempos. 

A rua do Bom Jesus, avenida Rio Branco e praça do Arsenal também terão elementos suspensos, colorindo o céu da festa com fitas, tecidos e iluminação paisagística nas árvores e postes. Além disso, por todo o bairro, serão espalhados totens decorativos e de serviços com quatro metros de altura, evocando os elementos decorativos da festa e distribuindo informações importantes para os foliões. 

O Pátio de São Pedro e o Pátio do Terço, cenários que também protagonizam a folia, recebendo programações importantes e históricas, como a Noite dos Tambores Silenciosos, que traduzem o sincretismo entre fé e festa que o Carnaval do Recife evoca e celebra, ganharão pórticos decorativos. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter