Logo Folha de Pernambuco

Israel

Carro atropela manifestantes durante protestos contra reforma judiciária de Netanyahu em Israel

A lei é o primeiro estágio de um esforço mais amplo do governo, o mais direitista e ultraconservador da História de Israel, para conter a influência do Judiciário

Manifestantes levantam cartazes enquanto marcham em Jerusalém para protestar contra o projeto de reforma judicial do governo Manifestantes levantam cartazes enquanto marcham em Jerusalém para protestar contra o projeto de reforma judicial do governo  - Foto: Hazem Bader / AFP

Um carro avançou sobre pessoas que protestavam em uma rodovia próxima à cidade de Kfar Sava, no Distrito Central de Israel, em meio às massivas manifestações contra a aprovação de uma lei da controversa proposta de reforma judicial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, informou o jornal Haaretz nesta segunda-feira. A lei é o primeiro estágio de um esforço mais amplo do governo, o mais direitista e ultraconservador da História de Israel, para conter a influência do Judiciário.

De acordo com o New York Times, a polícia israelense citou três feridos, que foram atendidos pelos Serviços de Emergência de Israel. O motorista do veículo também foi detido.

 

Enquanto os deputados votavam na medida impulsionada por Netanyahu e seu governo de direita, ao menos 20 mil pessoas protestavam do lado de fora da Knesset, o Parlamento de Israel, contra a rejeição de um dos poucos sistemas de freios e contrapesos na nação do Oriente Médio.

A nova legislação, aprovada pela coalizão governista nesta segunda-feira, impede que os juízes anulem o governo nacional usando o padrão legal de "razoabilidade". Antes de receber o sinal verde, já havia sido aprovada em primeira leitura no último dia 11, e a oposição tentou sem sucesso barrá-la apresentando cerca de 28 mil emendas na Comissão de Constituição, Lei e Justiça.

O líder da oposição Yair Lapid e outros que se posicionaram contra a reforma judicial declararam imediatamente que instariam a Suprema Corte de Israel a derrubar a lei.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter