Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Carro sem condutor anda "desgovernado" e assusta motoristas nos EUA; vídeo

O homem relatou que teria "entrado em pânico" se estivesse dentro do carro, que é de propriedade da empresa controladora da Google, a Alphabet

Carro autônomo parece andar desorientado Carro autônomo parece andar desorientado  - Foto: Reprodução

Imagens assustadoras viralizaram nas redes sociais nesta semana ao mostrarem um veículo autônomo da Waymo andando em zigue-zague por uma estrada no Arizona, Estados Unidos. O vídeo viral mostra o SUV sem motorista percorrendo a estrada com dificuldade para ficar na mesma faixa, nos arredores da cidade de Phoenix.

Segundo Chris Simons, que capturou o vídeo e compartilhou no Instagram, o veículo parecia estar seguindo um caminhão de jardinagem que tinha uma árvore em sua cabine. Na postagem, o homem relatou que teria "entrado em pânico" se estivesse dentro do carro, que é de propriedade da empresa controladora da Google, a Alphabet.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Chris Simons (@somedaypilot)

No final do vídeo, Simons acelera e mostra o Jaguar I-PACE andando sem motorista na avenida. “Peguei um Waymo lutando para permanecer em sua faixa. Desviando-se pela estrada e indo em direção ao meio-fio várias vezes. Ele estava seguindo um caminhão de paisagismo com uma árvore na parte de trás, não tenho certeza se isso foi o problema, mas ainda assim, eu teria entrado em pânico se estivesse dentro”, disse ele.

O projeto de “táxi robô” está sendo lançado de forma escalonada nos Estados Unidos. Em agosto do último ano, São Francisco, na Califórnia, foi a primeira cidade onde os veículos sem motoristas puderam circular.

O aplicativo da Waymo, o Waymo One, é parecido e funciona exatamente como o da Uber. Os usuários inserem seu destino e recebem uma estimativa do tempo de espera por uma carona. Depois de inserir suas solicitações, a empresa despacha de sua frota, formada por 250 veículos da marca Jaguar na cor branca, que opera em toda a cidade.

 

Os carros são incrivelmente caros, equipados com sensores e câmeras de alta tecnologia e valem até US$ 200 mil (o equivalente a quase R$ 1 milhão). As maçanetas se abrem através de um botão de desbloqueio no aplicativo. Embora não haja motorista, cada viagem é apoiada por uma equipe em uma unidade da empresa que pode ser acionada se o carro tiver problemas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter