Carteira de Estudante 2024: validade termina segunda (31); saiba como solicitar documento de 2025
Com o objetivo de reduzir o descarte de plástico no meio ambiente, a partir de 2025 a Carteira de Estudante será 100% digital
Estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR) têm até a próxima segunda-feira (31) para usar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) de 2024. É que nesse dia chega ao fim o prazo de validade do documento.
Com o objetivo de reduzir o descarte de plástico no meio ambiente, a partir de 2025 a Carteira de Estudante será 100% digital. Ou seja, estará disponível por meio do aplicativo CIE PE, disponível para os sistema iOS e Android, além de poder ser impressa em formato .pdf.
Leia também
• Nível da gestão pública do Recife fica em 4º lugar como destaque no Brasil, diz IBGE
• Pernambuco: polícia cumpre mais de 40 mandados de prisão contra membros de torcidas organizadas
• Apac emite alerta de chuvas para RMR e Zona da Mata de Pernambuco
Como solicitar a Carteira de Estudante 2025?
Os estudantes devem entrar nos sites https://estudante.ciepe.com.br ou www.granderecife.pe.gov.br. As informações devem ser validadas pelo estudante e pela escola.
Novos solicitntes precisam preencher todos os dados necessários para que a escola possa validar. Em seguida, será gerado boleto no valor de R$ 18,20.
Depois que o pagamento for confirmado pela instituição bancária, a CIE será disponibilizada em até 72 horas.
Então o aluno poderá fazer o download no aplicativo através de QR Code disponível no site https://estudante.ciepe.com.br.
Caso os dados cadastrais não sejam validados pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias.
A versão 2025 pode ser solicitada até o mês de dezembro deste ano, segundo o Grande Recife Consórcio de Trasnporte.
Confira o passo a passo para solicitação da carteira de estudante 2025:
- Entrar no site www.estudante.ciepe.com.br ou www.granderecife.pe.gov.br.
Aluno que já possui cadastro:
- Clicar em 'já possuo conta';
- Preencher os campos solicitados (CPF e senha);
- Se o aluno não lembrar da senha, clicar em 'esqueci minha senha';
- Caso haja inconsistência de dados, entrar em contato com a escola para que essa possa atualizar ou corrigir as informações;
- Com o cadastro validado pela escola, é só baixar o boleto, efetuar o pagamento e aguardar até 72 horas para baixar a CIE 2025 através do QR Code na área do estudante no site www.estudante.ciepe.com.br.
Aluno que não tem cadastro:
- Clicar em 'criar minha conta';
- Preencher os campos com todos os dados solicitados - CPF senha, nome e data de nascimento, nome da mãe, nome do pai, e-mail, telefone (WhatsApp);
- Observação: quando o aluno for informar o nome da escola, deve ter o cuidado em verificar se é mesmo a sua escola atual;
- Inserir uma foto 3x4, com fundo branco, estilo documento de identidade;
- A foto deve ser salva em formato de arquivo .jpeg e .png, de tamanho em até 100 KB.
- Ao anexar a foto, vai aparecer a mensagem "esperando a aprovação da foto pela escola". Com os dados validados, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento.