Caruaru anuncia 20 novos leitos de Terapia Intensiva rede na municipal de Saúde
O anúncio foi feito pela prefeita da cidade, Raquel Lyra
Como reforço para combater a pandemia da Covid-19 em Caruaru, no Agreste pernambucano, a prefeita Raquel Lyra anunciou a abertura de novos 20 leitos de Terapia Intensiva na cidade. Serão 10 leitos instalados na UPA Respiratória e outros 10 divididos para distribuição nas outras três UPAs da cidade: Rendeiras, Salgado e Vassoural. Nesta sexta-feira (19), a ocupação de leitos de UTI Covid na rede pública em Caruaru é de 100%.
Leia também
• PE: 18 cidades do Sertão aumentam restrições com quarentena total a partir de quarta-feira (24)
• Prefeitura de Caruaru volta a oferecer o Delivery Sulanca
• Caruaru faz ação de testagem para a Covid-19 na Central de Abastecimento do município
“Vamos ampliar as nossas Unidades de Terapia Intensiva, abrindo 10 novos leitos na UPA Respiratória. Além disso, iremos potencializar as nossas UPAs, garantindo mais 10 leitos de Salas Vermelhas, distribuídas nas unidades das Rendeiras, Salgado e no Vassoural”, informou a prefeita Raquel Lyra, em uma coletiva online realizada nesta sexta.
A gestora também atentou para a busca pela manutenção do fornecimento de oxigênio para Caruaru. “Oficializamos a empresa responsável pelo abastecimento da nossa rede e estamos tomando todas as medidas administrativas junto ao fornecedor para garantir a oferta de oxigênio”, frisou Raquel.
O reforço também irá contar com o esforço dobrado de trabalhadores da linha de frente, que terão férias suspensas durante o enfrentamento à pandemia. Na cidade, profissionais da saúde que atuam em unidades ambulatoriais serão remanejados para pontos de maior procura por atendimento.
Em relação aos equipamentos e insumos necessários para a ampliação dos serviços, a gestora pontuou que a Prefeitura já está em processo de compra, além de ter solicitado reforço aos governos Federal e Estadual.
“Solicitamos ao Ministério da Saúde mais 20 respiradores pulmonares, medicamentos como sedativos e uma série de insumos. Ao Governo de Pernambuco, enviamos ofício, no último dia 10, solicitando a reestruturação da rede de saúde na região, com pedido de mais leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino e, como sugestão, transformar a UPAE da nossa cidade em uma unidade específica para casos respiratórios”, disse Raquel.