Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Caruaru vê 'estabilização da curva' e fala em abertura econômica após quarentena rígida

Na última sexta-feira (26), Caruaru e Bezerros, no Agreste, iniciaram um período de quarentena rígida por decreto do Governo do Estado

Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB)Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) - Foto: Reprodução

A prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano, anunciou, na manhã desta segunda-feira (29), um balanço dos 100 dias de ações de combate ao coronavírus na cidade. Em coletiva virtual, transmitida pelas redes sociais da prefeitura, a prefeita Raquel Lyra (PSDB), reforçou a importância das medidas de combate à Covid-19 e afirmou que a cidade planeja uma retomada gradual das atividades econômicas ao fim da quarentena rígida decretada pelo Governo do Estado.

Na última sexta-feira (26), Caruaru e Bezerros, também no Agreste, iniciaram um período de quarentena rígida que, inicialmente, se prolongará por dez dias a partir do início do decreto. Por determinação do Governo do Estado, até o dia 5 de julho, só os serviços essenciais têm autorização para funcionar nas duas cidades. No entanto, a prefeitura afirma que “Caruaru esperava avançar nas etapas de reabertura”.

“Mantemos um diálogo com diversos segmentos da nossa economia e temos os protocolos prontos para uma reabertura. Vamos passar os dez dias do isolamento mais rígido, imposto pelo Governo do Estado, por decreto, e esperamos que, em seguida, a gente já possa fazer a retomada das atividades econômicas”, afirmou a Raquel Lyra.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os dois municípios registraram um “aumento significativo” no número de infecções pelo novo coronavírus nas últimas semanas. Caruaru e Bezerros são responsáveis por 71% dos novos casos graves da Covid-19 no Agreste. 

Segundo o secretário municipal de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, os dados analisados pela rede municipal indicam uma estabilização da curva de contágio nas últimas duas semanas. A secretaria aponta também uma queda no número de mortes nas últimas semanas epidemiológicas (25ª e 26ª) em relação à 24ª semana, assim como uma “tendência de queda” em registros de internações por outras síndromes gripais. No entanto, a secretaria também registra um aumento de casos de infecção por coronavírus em pessoas idosas.
 

A prefeitura também ressaltou que o número de atendimentos nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade aumentou. Na última semana, foram registrados 2.858 atendimentos nas unidades. A secretaria destacou ainda que a centésima alta de paciente diagnosticado com Covid-19 no Hospital Manoel Afonso, unidade de referência em tratamento de Covid-19 que recebeu 78 novos leitos para o tratamento da doença, deve acontecer nesta segunda-feira.

“Ainda não temos como avaliar os impactos da quarentena rígida nos índices de isolamento, pois foi uma medida recente. No domingo (28), chegamos a taxa de 51%, o que é o mesmo número de 15 dias atrás”, afirma Francisco. 

Até o momento, Caruaru realizou 5.745 testes, com 1.955 casos positivos e 379 em análise.

Ações
Segundo a secretaria de Saúde, as barreiras sanitárias alcançaram mais de 600 mil pessoas e abordaram cerca de 135 mil veículos. Entre as ações realizadas pelos agentes nas barreiras, estão a higienização dos veículos, a distribuição de máscaras e a aferição da temperatura corporal. Ao todo, foram instaladas 20 barreiras sanitárias, onde mais de mil testes de Covid-19 foram realizados.

Na cidade, a vacinação contra a gripe ainda não teve as metas alcançadas em determinadas faixas etárias. Segundo o secretário de saúde, mais de 100 mil doses foram administradas, mas há dificuldades na vacinação das crianças por causa da suspensão das aulas. 

Na área da assistência social, a prefeitura destacou a distribuição de mais de 5 mil refeições diárias para a população em estado de vulnerabilidade e a criação de abrigos para o acolhimento de pessoas em situação de rua. Equipes de suporte também foram designadas para auxiliar no cadastro do auxílio emergencial do Governo Federal. Entre as medidas destacadas também está a criação da Rede Solidariedade, que integra o poder público com a sociedade civil, arrecadou mais de 12 mil cestas básicas e mais de 4 mil kits de higiene.

O programa Aula em cas@, da secretaria de Educação, manteve as atividades de forma remota, com a distribuição de apostilas e o uso de conteúdos digitais para alunos da rede municipal, que também receberam kits de alimentação. Segundo a prefeitura, mais de 41 mil kits foram distribuídos. 

Para amenizar os impactos na atividade econômica do município, foram criadas iniciativas como o Delivery Caruaru, site que permite o cadastro de empresas locais para a realização de serviços de entregas, e o Delivery Sulanca, voltado para os feirantes das cidades.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter