Logo Folha de Pernambuco

Venezuela

Casa Branca diz estar "perdendo a paciência" com a Venezuela após resultado, amplamente contestado

Sentimento cresce enquanto aguardam as autoridades de Caracas "dizerem a verdade" e "divulgarem todos os dados" sobre a votação, pontua porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano

A Casa Branca disse nesta quarta-feira que sua paciência está "se esgotando" com a Venezuela.A Casa Branca disse nesta quarta-feira que sua paciência está "se esgotando" com a Venezuela. - Foto: Karen Bleier/AFP

A Casa Branca disse nesta quarta-feira que sua paciência está “se esgotando” com a Venezuela depois que o presidente Nicolas Maduro foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no domingo, um resultado amplamente contestado pela oposição e boa parte da comunidade internacional.

"Quero ressaltar que nossa paciência, e a da comunidade internacional, está se esgotando ", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, acrescentando: — Ela está se esgotando enquanto esperamos que as autoridades eleitorais venezuelanas digam a verdade e divulguem todos os dados detalhados dessa eleição para que o mundo inteiro possa ver os resultados.

Milhares de venezuelanos protestaram em várias cidades do país desde que o CNE, pró-governo, deu a vitória a Maduro.

Os protestos deixaram pelo menos 12 pessoas mortas, dezenas de feridos e cerca de 750 presos, incluindo líderes políticos acusados de terrorismo.

A oposição e grande parte da comunidade internacional questionaram os resultados divulgados pelo CNE, que deu a Maduro a reeleição em detrimento de seu principal rival, Edmundo Gonzalez. O órgão eleitoral não publicou os detalhes da contagem de votos, conforme exigido pela oposição.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter