democracia

Casa Branca parece se retratar de fala de Biden sobre novas eleições na Venezuela

O presidente respondeu a um jornalista que apoia novas eleições no país sul-americano

Casa Branca Casa Branca  - Foto: Karen Bleier/AFP

A Casa Branca pareceu se retratar, nesta quinta-feira (15), das declarações feitas mais cedo pelo presidente americano, Joe Biden, que disse apoiar a proposta de Brasil e Colômbia para a realização de novas eleições na Venezuela, após o pleito questionado do mês passado.

"O presidente se referia ao absurdo de que o presidente Nicolás Maduro e seus representantes não tenham sido honestos sobre as eleições de 28 de julho", disse um porta-voz da Casa Branca, acrescentando estar "bastante claro" que a oposição venezuelana venceu as eleições.

Quando um jornalista perguntou a Biden na Casa Branca se ele apoiava novas eleições na Venezuela, o presidente democrata respondeu que "sim".

Pouco depois, o Conselho de Segurança Nacional (NSC) indicou, no entanto, que Biden apenas havia feito uma declaração geral sobre a posição dos Estados Unidos em relação à Venezuela.

"É absolutamente claro para a maioria do povo venezuelano, para os Estados Unidos e para um número crescente de países que (o candidato opositor) Edmundo González Urrutia foi o mais votado em 28 de julho", disse um porta-voz do NSC.

"Os Estados Unidos pedem novamente que se respeite a vontade do povo venezuelano e que se iniciem conversas sobre uma transição de volta às normas democráticas".

Veja também

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién
Imigração

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel
Guerra

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel

Newsletter