Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Casa Branca pede que Israel permaneça no Líbano após prazo final de cessar-fogo

Um porta-voz do governo americano disse que a extensão do cessar-fogo era necessária para apoiar o novo presidente do Líbano

Edifícios destruídos na aldeia de Khiam, no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel, após os ataques israelenseEdifícios destruídos na aldeia de Khiam, no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel, após os ataques israelense - Foto: Divulgação/AFP

A Casa Branca está pedindo que as tropas israelenses sejam autorizadas a permanecer no Líbano após a data de expiração do cessar-fogo na próxima semana, dando a Israel mais tempo para concluir sua missão, mas aumentando os riscos de que a trégua seja totalmente desfeita.

Um porta-voz do governo americano disse que a extensão do cessar-fogo era necessária para apoiar o novo presidente do Líbano e garantir o retorno dos israelenses que fugiram do norte do país enquanto os militares lutavam contra o Hezbollah.

"Todas as partes compartilham o objetivo de garantir que o Hezbollah não tenha a capacidade de ameaçar o povo libanês ou seus vizinhos. Por isso,, uma extensão curta e temporária do cessar-fogo é urgentemente necessária", afirmou Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

O prolongamento da presença israelense no Líbano e a incerteza em torno da trégua representarão um teste diplomático para o governo de Donald Trump evitar que Israel e o Hezbollah entrem novamente em guerra.

Veja também

Newsletter