Logo Folha de Pernambuco

Biden

Casa Branca prevê reunião entre Biden e Netanyahu na próxima semana

Congresso nos EUACongresso nos EUA - Foto: Saul Loeb/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, espera se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na próxima semana em Washington, mas isso dependerá de ele estar curado da covid que contraiu, informou a Casa Branca nesta quinta-feira(18).

“Temos muita expectativa de que os dois líderes tenham a oportunidade de se encontrarem quando o primeiro-ministro Netanyahu estiver na cidade”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos jornalistas.

Netanyahu deve discursar no Congresso dos EUA na próxima quarta-feira.

Jornais israelenses estavam prevendo uma reunião com Biden na próxima segunda-feira, mas Kirby disse que não sabe “exatamente como será a reunião neste momento”. “A saúde do presidente e sua recuperação da covid são uma prioridade”, afirmou.

A guerra entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas será o tema central da reunião, em que Biden pretende pressionar o primeiro-ministro israelense por um acordo de paz.

Antes da visita de Netanyahu, os congressistas israelenses aprovaram uma resolução simbólica que se opõe à criação de um Estado palestino, uma medida criticado pela ONU e que contraria os planos dos EUA para a região.

"Não é algo de que o presidente Biden vai abrir mão", disse Kirby quando perguntado sobre a votação desta quinta-feira. “Vamos continuar fazendo tudo o que for possível para tentar alcançar esse resultado.”

Biden sofre de sintomas leves após testar positivo para covid na última quarta-feira, indicou Kirby, o que o obrigou a fazer uma pausa na campanha, em um momento em que cresce o número de democratas pedindo que ele desista de sua candidatura à reeleição.

Kirby disse que nem a turbulência política, nem sua doença afetaram suas funções, o que inclui a “segurança nacional”.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter