Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Casa desaba e cai em rio após enchentes atingirem a capital do Alasca; veja vídeo

Com o aumento do nível das águas do rio Mendenhall, autoridades municipais emitiram ordens para retirada dos moradores

Momento em que estrutura colapsa e desaba no rio MendenhallMomento em que estrutura colapsa e desaba no rio Mendenhall - Foto: Reprodução

Um vídeo mostra o momento exato em que uma casa desaba e cai em um rio na capital do Alasca, Juneau, no domingo. Autoridades municipais emitiram ordens de retirada aos moradores. A estrutura colapsou devido a uma inundação que acomete a cidade desde sábado, quando uma empresa glacial foi rompida — levando a uma enchente recorde, segundo a Reuters.

Nas imagens, é possível perceber que boa parte da casa já estava sobre o rio, ou seja, sem qualquer sustentação do solo.

Esse tipo de inundação ocorre quando a água represada passa a “escapar” através de pequenas fissuras encontradas nas barragens de gelo, cuja espessura tem diminuído ao longo dos anos devido ao aquecimento global, alerta a agência.

Desde 2011, a "Bacia do Suicídio" tem sofrido com esses pequenos "escapamentos", embora o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, em inglês) tenha alertado que a inundação atual está afetando novas áreas, de acordo com a CNN.

Com isso, o nível da água do Mendenhall chegou a quase 4,6 metros no início da manhã de domingo. O aumento, publicou a Reuters, corresponde a quase 1 metro em relação ao recorde registrado em 2016 e a 1,54 metro em relação aos níveis considerados “moderados” para o NWS.

 

Ainda na noite de sábado, árvores de grande porte foram atingidas e acabaram caindo no rio Mendenhall devido ao aumento do nível das águas, que corroeu as margens, de acordo com informações do NWS, divulgadas pela agência.

 

"Estou tremendo"
Moradores contam a sensação que sentiram ao ver seus terrenos serem invadidos pelas águas do rio. Amanda Arra é um deles. Moradora da capital desde 1987, ela viu a casa do vizinho, registrada no vídeo, desmoronar.

Arra afirma que nunca temeu morar à beira do rio, mesmo com o registro recorde de aumento no volume das suas águas em 2016. A sensação mudou completamente após a noite de sábado. Cerca de um quarto do chão sob sua casa, na manhã de domingo, já estava erodido, levando-a a deixar a casa.

“Estou tremendo muito e não consigo pensar direito. Ainda não entrei em casa, mas eles [meus amigos] estão ajudando a esvaziá-la”, contou ao jornal Juneau Empire. “Estávamos sentados, apenas observando, e de repente as árvores começaram a cair. Foi aí que comecei a ficar preocupada. Árvore após árvore caiu, e então a varanda da casa do meu vizinho”, acrescentou.

Para ajudar, moradores usaram barcos a motor, caiaques e outros tipos de embarcações para levar geradores às casas, recuperar os pertences e resgatar animais domésticos encalhados.

"O barco do meu marido estava na garagem, então o usamos para transportar as pessoas de um lado para o outro", contou ao Juneau Empire a moradora Angela Babcock.

Veja também

Newsletter