MUNDO

Casa desaba e cai em rio após enchentes atingirem a capital do Alasca; veja vídeo

Com o aumento do nível das águas do rio Mendenhall, autoridades municipais emitiram ordens para retirada dos moradores

Momento em que estrutura colapsa e desaba no rio MendenhallMomento em que estrutura colapsa e desaba no rio Mendenhall - Foto: Reprodução

Um vídeo mostra o momento exato em que uma casa desaba e cai em um rio na capital do Alasca, Juneau, no domingo. Autoridades municipais emitiram ordens de retirada aos moradores. A estrutura colapsou devido a uma inundação que acomete a cidade desde sábado, quando uma empresa glacial foi rompida — levando a uma enchente recorde, segundo a Reuters.

Nas imagens, é possível perceber que boa parte da casa já estava sobre o rio, ou seja, sem qualquer sustentação do solo.

Esse tipo de inundação ocorre quando a água represada passa a “escapar” através de pequenas fissuras encontradas nas barragens de gelo, cuja espessura tem diminuído ao longo dos anos devido ao aquecimento global, alerta a agência.

Desde 2011, a "Bacia do Suicídio" tem sofrido com esses pequenos "escapamentos", embora o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, em inglês) tenha alertado que a inundação atual está afetando novas áreas, de acordo com a CNN.

Com isso, o nível da água do Mendenhall chegou a quase 4,6 metros no início da manhã de domingo. O aumento, publicou a Reuters, corresponde a quase 1 metro em relação ao recorde registrado em 2016 e a 1,54 metro em relação aos níveis considerados “moderados” para o NWS.

 

Ainda na noite de sábado, árvores de grande porte foram atingidas e acabaram caindo no rio Mendenhall devido ao aumento do nível das águas, que corroeu as margens, de acordo com informações do NWS, divulgadas pela agência.

 

"Estou tremendo"
Moradores contam a sensação que sentiram ao ver seus terrenos serem invadidos pelas águas do rio. Amanda Arra é um deles. Moradora da capital desde 1987, ela viu a casa do vizinho, registrada no vídeo, desmoronar.

Arra afirma que nunca temeu morar à beira do rio, mesmo com o registro recorde de aumento no volume das suas águas em 2016. A sensação mudou completamente após a noite de sábado. Cerca de um quarto do chão sob sua casa, na manhã de domingo, já estava erodido, levando-a a deixar a casa.

“Estou tremendo muito e não consigo pensar direito. Ainda não entrei em casa, mas eles [meus amigos] estão ajudando a esvaziá-la”, contou ao jornal Juneau Empire. “Estávamos sentados, apenas observando, e de repente as árvores começaram a cair. Foi aí que comecei a ficar preocupada. Árvore após árvore caiu, e então a varanda da casa do meu vizinho”, acrescentou.

Para ajudar, moradores usaram barcos a motor, caiaques e outros tipos de embarcações para levar geradores às casas, recuperar os pertences e resgatar animais domésticos encalhados.

"O barco do meu marido estava na garagem, então o usamos para transportar as pessoas de um lado para o outro", contou ao Juneau Empire a moradora Angela Babcock.

Veja também

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Newsletter