Logo Folha de Pernambuco

CORONAVÍRUS

Caso de nova variante da Covid em Pernambuco é de mulher do Recife; SES lembra necessidade de vacina

Transmissão acentuada da JN.1 fez OMS classificá-la como "variante de interesse"

Vacina bivalente contra a Covid-19Vacina bivalente contra a Covid-19 - Foto: Ikamahã / Prefeitura do Recife

Pernambuco registrou o primeiro caso da linhagem JN.1 (Pirola) da variante ômicron do vírus da Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou nesta quinta-feira (28), a paciente é uma mulher de 49 anos residente do Recife. A amostra dela foi coletada em 11 de dezembro, e a análise genômica, processada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE). 

O Aggeu Magalhães realizou o processamento de 46 amostras coletas em seis cidades pernambucanas: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista e Salgueiro. Desse total, 30 amostras foram processadas com qualidade e todas identificadas como da linhagem e sublinhagens da Ômicron.

A JN.1 é considerada uma “variante de interesse”, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido a sua transmissão acentuada. Apesar disso, a cepa, conhecida como Pirola, não representa grande risco à saúde pública. 

A SES-PE reforça que recomendou, no início de dezembro, a aplicação de imunização de reforço com a vacina bivalente para pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos com a última dose da vacina há mais de 6 meses.

Atualmente, a cobertura da vacina bivalente contra Covid-19 está em 15,08% em Pernambuco.

"A SES-PE seguirá monitorando o cenário epidemiológico para Covid-19, assim como o acompanhamento da circulação de variantes da doença no território pernambucano, em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães", disse a pasta.

A secretaria também destaca que as medidas não farmacológicas, aliadas à vacinação, são importantes para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas.

"Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, uso de máscaras se houver sintomas respiratórios e, se possível, que sejam evitadas aglomerações", completa.
 

Veja também

Oito em cada dez homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros, aponta pesquisa
VIOLÊNCIA

Oito em cada dez homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros, aponta pesquisa

Greve dos ônibus no Grande Recife: rodoviários fazem nova reunião, e pressão por paralisação aumenta
GREVE

Greve dos ônibus no Grande Recife: rodoviários fazem nova reunião, e pressão por paralisação aumenta

Newsletter