Cólera

Casos de cólera aumentaram dez vezes em Moçambique desde o ciclone Freddy

São mais de 28 mil infectados

Distrito de Nicoadala, Moçambique, que foi inundada em consequência do ciclone Freddy.Distrito de Nicoadala, Moçambique, que foi inundada em consequência do ciclone Freddy. - Foto: Alfredo Zuniga/Unicef

Os casos de cólera se multiplicaram por dez em Moçambique, com mais de 28 mil infectados, desde que o ciclone devastador Freddy passou por este país do sul da África, alertou nesta terça-feira (25) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

"Foram registados mais de 28 mil casos de cólera em Moçambique (...), dez vezes mais do que o número registrado no início de fevereiro e mais de metade dos casos é em crianças", afirmou o porta-voz do Unicef em Moçambique, Guy Taylor, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

O porta-voz destacou que as Nações Unidas já distribuíram 2,4 milhões de vacinas contra a cólera no país, mas a doença continua se espalhando devido aos cortes no abastecimento de água e interrupções nos serviços de saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cólera já matou 123 pessoas em Moçambique este ano.

A cólera, uma infecção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por uma bactéria, registra um aumento acentuado, sobretudo na África.

O ciclone Freddy deixou pelo menos 86 mortos, destruiu as casas de dezenas de milhares e cerca de 390.000 hectares de terra neste país de 33 milhões de habitantes, que está entre os mais pobres do mundo.

O ciclone atingiu Madagascar e Moçambique no final de fevereiro e depois se moveu em direção ao oceano Índico, onde recuperou força devido às águas quentes antes de voltar para o continente africano. Nesta segunda passagem, atingiu em particular o Malawi, um país sem litoral, onde deixou cerca de 680 mortos e muitos desaparecidos.

Veja também

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido
Venezuela

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel
CONFLITO

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel

Newsletter