Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Casos de sarampo triplicaram no mundo desde janeiro, alerta OMS

O maior número de casos foi registrado na República Democrática do Congo (RDC), em Madagascar e na Ucrânia.

saramposarampo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os casos de sarampo em todo mundo quase triplicaram desde janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado - informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (13).

Os números divulgados pela OMS mostraram que, entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2019, foram registrados 364.808 casos, contra os 129.239 do ano passado, no mesmo intervalo.

Esses são os números mais altos registrados desde 2006, afirmou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em reunião com uma imprensa em Genebra. O maior número de casos foi registrado na República Democrática do Congo (RDC), em Madagascar e na Ucrânia.

Leia também:
Ministério da Saúde tira dúvidas sobre transmissão do sarampo
Autoridades sanitárias do Rio entram em alerta por surto de sarampo


No caso de Magadascar, "no entanto, o número de casos diminuiu significativamente nos últimos meses", como resultado de campanhas nacionais de vacinação de emergência contra o sarampo, relatou a OMS.

Outros grandes surtos desta doença se desenvolveram em Angola, Camarões, Chade, Cazaquistão, Nigéria, Filipinas, Sudão do Sul, Sudão e Tailândia. Já os Estados Unidos registraram seu maior número de casos de sarampo em 25 anos.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo. As mortes ocorrem, mais frequentemente, devido a complicações. "Não há tratamento, embora possa ser prevenida com duas doses de uma vacina segura e eficaz", de acordo com a OMS.

Veja também

Ao menos 45 mortos em ataques israelenses em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ao menos 45 mortos em ataques israelenses em Gaza

Santuário de Nossa Senhora da Conceição inicia segunda etapa das obras
Reforma

Santuário de Nossa Senhora da Conceição inicia segunda etapa das obras

Newsletter