Reciclagem

Catadores transformam resíduos recicláveis em renda no Litoral Sul de Pernambuco

Mutirão de conscientização acontece nesta semana em Tamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande

Mutirão de conscientização sobre reciclagem de resíduos sólidos acontece no Litoral Sul de PernambucoMutirão de conscientização sobre reciclagem de resíduos sólidos acontece no Litoral Sul de Pernambuco - Foto: Divulgação/Programa Mãos Pro Futuro

Em parceria com o Programa Mãos Pro Futuro, as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Sul de Pernambuco se unem para realizar um grande mutirão de conscientização sobre a reciclagem de resíduos sólidos.

As cooperativas ACAMASUL, ACAMARES e ACMRBE, com a participação do Consórcio Portal da Mata Sul, realizarão nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, respectivamente, nos municípios deTamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande, ações de conscientização sobre reciclagem nas localidades em que ficam os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) das associações.

As atividades acontecem nos meses de fevereiro e março ainda período de alta estação do verão, quando há aumento de geração de resíduos nas cidades litorâneas e turísticas, principalmente no Nordeste brasileiro, aumentando a preocupação para o descarte correto dos resíduos. A ação tem como objetivo gerar um maior engajamento da população com práticas mais sustentáveis como a separação de resíduos para a coleta seletiva e a sua destinação adequada nos PEVs. Os eventos envolverão as comunidades visando transformar o cenário ambiental nos municípios promovendo a responsabilidade cívica local, através da divulgação do trabalho realizado pelas associações.

Presença feminina 

As associações dos três municípios participantes do mutirão possuem forte representatividade feminina. Chefes de família, elas ressaltam a importância da renda que advém da reciclagem de materiais nos municípios: "Transformamos o lixo em renda. São 13 pessoas aqui, onde coletamos em média 21 toneladas por mês," destaca Jessica de Lima, presidente da ACAMARES - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sirinhaém.

A Secretária da ACAMASUL - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Mata Sul, Lenilda Soares, ressalta que além da geração de renda, a reciclagem é essencial para a conservação ambiental: “Além de conseguir renda, a gente consegue entender a importância de coletar material reciclável".

A associação conta com 13 sócios e coleta 20 toneladas por mês em Tamandaré. Carla Iscalaty da Silva Lins, presidente da ACMRBE - Associação de Catadores de Material Reciclável Boa Esperança, enfatiza o compromisso dos trabalhadores em São José da Coroa Grande. “Aproveitamos a oportunidade de emprego que nos é oferecida e a expandimos para vizinhos e mais pessoas da comunidade”, afirmou.

Além das ações de conscientização, o mutirão contará com a presença de autoridades locais, como representante do Portal Sul Consórcio, Secretários Municipais e membros das Associações de Catadores, que farão esclarecimentos sobre coleta seletiva e reciclagem. O evento reforça o compromisso coletivo com a construção de um futuro ambientalmente responsável.

Serviço
Mutirão Portal da Reciclagem

Tamandaré
29/02 - às 8h - Ponto de concentração: Praça da Juventude - Avenida Bezerra
Sobrinho, Tamandaré – PE.

Sirinhaém
01/03 - às 8h - Ponto de concentração: Praça 15 de Janeiro - Distrito de Santo Amaro, Sirinhaém -PE.

São José da Coroa Grande
02/03 - a s 8h - Ponto de concentraça o: Praça Constantino Gomes, São José da Coroa Grande – PE.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter