Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Catar confirma continuação de discussões 'técnicas' sobre uma trégua em Gaza

Há mais de um ano, o Catar participa junto com os Estados Unidos e o Egito, das negociações para um cessar-fogo e a libertação dos reféns ainda detidos em Gaza

Uma mulher palestina com o rosto e as mãos manchados de sangue é consolada por outras pessoas enquanto chora do lado de fora do Hospital Nasser em Khan Yunis, no sul da Faixa de GazaUma mulher palestina com o rosto e as mãos manchados de sangue é consolada por outras pessoas enquanto chora do lado de fora do Hospital Nasser em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza - Foto: Bashar Taleb/AFP

As discussões sobre uma trégua na Faixa de Gaza continuam a nível "técnico", disse nesta terça-feira o Catar, que atua como mediador entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.

"As reuniões técnicas continuam entre os dois lados", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, referindo-se às discussões entre representantes dos principais negociadores sobre os detalhes de um acordo.

Não há delegação de "nível superior" neste momento, acrescentou.

Há mais de um ano, o Catar participa junto com os Estados Unidos e o Egito, das negociações para um cessar-fogo e a libertação dos reféns ainda detidos em Gaza desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel, que deu início à guerra.

"Há muitas questões em discussão", afirmou o responsável do Catar, sem entrar em detalhes "para proteger a integridade das negociações".

As negociações indiretas foram retomadas neste fim de semana na capital do Catar, Doha.

O último ciclo de negociações terminou no mês passado sem sucesso, com ambos os lados acusando-se mutuamente de bloqueá-los.

Depois de suspender a mediação em novembro, o rico emirado do gás declarou no início de dezembro que via um "novo impulso" nas negociações após a eleição do presidente Donald Trump nos Estados Unidos.

Veja também

Pedro Sánchez acusa Musk de atacar 'abertamente' as instituições
ESPANHA

Pedro Sánchez acusa Musk de atacar 'abertamente' as instituições

UE rejeita 'categoricamente' a acusação de Zuckerberg sobre censura no bloco
MUNDO

UE rejeita 'categoricamente' a acusação de Zuckerberg sobre censura no bloco

Newsletter