Catar confirma continuação de discussões 'técnicas' sobre uma trégua em Gaza
Há mais de um ano, o Catar participa junto com os Estados Unidos e o Egito, das negociações para um cessar-fogo e a libertação dos reféns ainda detidos em Gaza
As discussões sobre uma trégua na Faixa de Gaza continuam a nível "técnico", disse nesta terça-feira o Catar, que atua como mediador entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.
"As reuniões técnicas continuam entre os dois lados", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, referindo-se às discussões entre representantes dos principais negociadores sobre os detalhes de um acordo.
Não há delegação de "nível superior" neste momento, acrescentou.
Há mais de um ano, o Catar participa junto com os Estados Unidos e o Egito, das negociações para um cessar-fogo e a libertação dos reféns ainda detidos em Gaza desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel, que deu início à guerra.
Leia também
• Soldado de Israel acusado de crimes em Gaza já deixou o Brasil
• Ministério da Saúde do Hamas em Gaza anuncia 49 mortes em 24 horas
• Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza
"Há muitas questões em discussão", afirmou o responsável do Catar, sem entrar em detalhes "para proteger a integridade das negociações".
As negociações indiretas foram retomadas neste fim de semana na capital do Catar, Doha.
O último ciclo de negociações terminou no mês passado sem sucesso, com ambos os lados acusando-se mutuamente de bloqueá-los.
Depois de suspender a mediação em novembro, o rico emirado do gás declarou no início de dezembro que via um "novo impulso" nas negociações após a eleição do presidente Donald Trump nos Estados Unidos.