Logo Folha de Pernambuco

GREVE DOS METROVIÁRIOS

Greve dos metroviários: CBTU entra na Justiça para que Metrô do Recife opere nos horários de pico

Todas as estações do Metrô do Recife começaram a quarta-feira (26) fechadas

Metroviários aprovaram greve em assembleia da categoriaMetroviários aprovaram greve em assembleia da categoria - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com o Metrô do Recife fora de operação por conta da greve de 48 horas deflagrada pelos metroviários, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entrou na Justiça para pedir que a categoria garanta o funcionamento nos horários de pico.

De acordo com a CBTU, o pedido judicial quer fazer com que o metrô circule das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30.

Todas as estações do Metrô do Recife começaram a quarta-feira (26) fechadas. Ao todo, o sistema opera em 27 estações nas Linhas Sul (elétrica e VLT) e Centro.

A paralisação, que acontece paralelamente à greve por tempo indeterminado dos rodoviários, afeta 180 mil passageiros — o total sobe para 2 milhões quando se somam os usuários dos ônibus.

"A CBTU Recife lamenta a decretação de greve de 48h, mas respeita a decisão da categoria, contudo não poderia deixar de assistir a população e por isto, deu entrada em pedido judicial para cumprimento do serviço nos horários de pico", afirmou a companhia.

As principais reivindicações do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE) são o reajuste salarial e a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND), mantido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Não aguentamos mais a situação e precisamos fazer com que a empresa honre os compromissos e que a CBTU seja retirada do PND", falou o presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), Luiz Soares.

A CBTU disse que submeteu para a Secretaria de Coordenação das Estatais a proposta do acordo coletivo 2023/2024. Essa proposta, segundo a companhia, foi discutida conjuntamente com os sindicatos.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter