Celebrações da 325ª Festa de Nossa Senhora do Carmo tem inicio nesta terça (6)
As 100 Santas Missas vão ocorrer a cada hora até o dia 14 de julho, das 7h às 16h
Começou nesta terça-feira as festividades da 325ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e Rainha de Pernambuco. Para este ano, estão programadas 100 Santas Missas distribuídas em três locais de celebração, na Basílica do Carmo, no claustro do Convento e na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com missas a cada hora. Todos os espaços ficam localizados dentro do complexo dos carmelitas, na área central do Recife.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo 2021 traz como tema central “Mãe do Carmelo, contigo e Teu Esposo, São José subimos à Casa do Senhor!”, e o lema “No centenário da Basílica, somos todos pedras vivas!”.
O início da festividade ocorreu com a celebração da Solene Missa de Abertura e Hasteamento da Bandeira da Festa 2021, ornada com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. A celebração contou com a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva.
Leia também
• Com 100 missas, Festa do Carmo começa no Recife; veja a programação
• Festival das Flores leva ao Pátio do Carmo mais de 150 espécies de flores e plantas ornamentais
• Recife inaugura maior faixa de pedestres da cidade, na av. Nossa Senhora do Carmo
As 100 Santas Missas vão ocorrer a cada hora até o dia 14 de julho, das 7h às 16h. Já no dia 15 de julho, as celebrações têm início uma hora antes, das 6h às 16h, e no dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, tem início às 4h seguindo até às 18h.
Para ter acesso aos três locais de celebração, os devotos deverão entrar pela porta lateral da Basílica e vão ser direcionados pelos seguranças para os locais. A capacidade, é de até 30 por cento do público, seguindo as recomendações do Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo do Estado.
Por conta da pandemia, este ano não será realizada novamente a tradicional procissão com a imagem da santa. Para isso, a imagem saíra em peregrinação pelas ruas dos bairros da Região Metropolitana do Recife.
Segundo o reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre, os protocolos contra a COVID-19 deverão ser respeitados. “Este ano foi preparada de uma forma se preocupando com os fiéis, celebrando com um número reduzido de pessoas, onde os seguranças dão uma ficha para a entrada dos fiéis. Os limites estão sendo respeitados, só entra com máscara. O distanciamento social é limitado, para que as pessoas possam transitar e tenham segurança”, disse.