Logo Folha de Pernambuco

Aflitos

Celpe flagra furto de energia em padaria no Recife que daria para abastecer 1,1 mil casas por um mês

Equipes técnicas da Celpe estiveram na padaria para inspecionar a ligação do local, quando se depararam com a irregularidadeEquipes técnicas da Celpe estiveram na padaria para inspecionar a ligação do local, quando se depararam com a irregularidade - Foto: Divulgação/Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) flagrou, nessa segunda-feira (16), o desvio de energia elétrica na Padaria Globo localizada na rua do Futuro, nos Aflitos, Zona Norte do Recife.

De acordo com a concessionária, a energia recuperada foi de 131 mil kWh, o que seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 1.100 residências durante um mês. 

Equipes técnicas da Celpe estiveram na padaria para inspecionar a ligação do local quando se depararam com a irregularidade. 

A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apresentaram a possibilidade de, na padaria, haver irregularidades na medição de energia elétrica. 

O medidor foi substituído, e a situação da padaria foi regularizada, segundo a companhia. Toda A energia não medida será cobrada da padaria.

“A ação foi resultado de um estudo da rede realizado pelo núcleo de inteligência da Celpe. Enviamos uma equipe de inspeção e constatamos a irregularidade. É importante ressaltar que todas as vezes que constatado irregularidade nas medição ou ligações clandestinas na rede de energia elétrica, uma parcela da conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes. Por isso é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

Furto de energia é crime e está sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. 

Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. 

Como denunciar
Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Celpe, por meio do 166, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. 

Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

Veja também

Newsletter