Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Cemitérios do Recife abrem novas covas para receber vítimas da pandemia

Por meio de nota, Emlurb garante que não haverá colapso funerário

Cemitério de Santo AmaroCemitério de Santo Amaro - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Diante do aumento de casos e da saturação do sistema de saúde no Recife, cemitérios do Recife já trabalham na ampliação de covas. O Parque das Flores, no bairro do Sancho, e no Cemitério de Santo Amaro, na região central da cidade, é possível ver dezenas de novas covas sendo abertas para abrigar os corpos das vítimas da Covid-19 no município.

Por meio de nota, a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), esclareceu que "a abertura de covas e gavetas é uma constante e faz parte da rotina dos serviços funerários dos cemitérios públicos. Para enfrentar a pandemia de covid-19, a capital pernambucana preparou duas de suas necrópoles para receber os sepultamentos em decorrência de SRAG e covid com construção de gavetas e abertura de covas para que não faltasse o acolhimento necessário neste delicado momento às famílias de munícipes recifenses".

A gestão do município informou que o Parque das Flores e Cemitério de Santo Amaro "tiveram ampliação de covas, bem como construção de gavetas. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife tranquiliza a população e esclarece que a cidade não corre o risco de colapso funerário, pois possui plena capacidade para sepultamos relacionados à covid-SRAG nos dois cemitérios". 

A Emlurb esclareceu, ainda, que "a cidade não corre o risco de colapso funerário, pois possui plena capacidade para sepultamentos relacionados à covid-SRAG. No total, a Emlurb providenciou a abertura e/ ou construção de 5.639 covas e gavetas em duas de duas necrópoles para receber este tipo de sepultamentos para que não faltasse o acolhimento necessário neste delicado momento às famílias de munícipes recifenses. Deste montante, há ainda 27% de covas/ gavetas sem uso (1.572 vagas) nos cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores"

O órgão municipal lembrou que a cidade do Recife registrou 3.074 mortos por Srag-covid desde março de 2020 e que há ainda disponíveis mais de 1.5 mil covas.

Veja também

Newsletter