Violência

Cenas de violência e insegurança marcam domingo de prévias em Olinda

Imagens foram registradas no percurso das "Virgens de Bairro Novo" e no Sítio Histórico da cidade

Grupo agride mulher durante domingo de prévia de Carnaval em OlindaGrupo agride mulher durante domingo de prévia de Carnaval em Olinda - Foto: Reprodução

O que deveria ser um dia de apenas diversão e alegria se transformou em momentos de tensão para quem tentava brincar as prévias de Carnaval que aconteceram, neste domingo (12), em Olinda.

Vídeos enviados para a Folha de Pernambuco mostraram cenas de confusão e insegurança no trajeto do tradicional bloco "Virgens de Bairro Novo", que voltou a acontecer após dois anos suspenso devido à pandemia.

As imagens, gravadas por volta das 13h na Rua Eduardo de Morais, próxima ao shopping Patteo Olinda, mostram dezenas de homens correndo pelas ruas e avenidas da região, o que teria ocorrido após uma briga entre grupos. Também é possível observar viaturas da Polícia Militar, incluindo do Batalhão Rodoviário (Bprv), tentando controlar a situação.

Em um dos momentos, é possível observar policiais com armas em punho e um grupo de PMs chegando em motocicletas ao local da confusão. Nos vídeos, é possível escutar, ainda, sons que se assemelham a tiros na região.

À noite, mais cenas de violência foram registradas em Olinda, dessa vez, no Sítio Histórico da cidade. Uma moradora de 60 anos, que prefere não se identificar, gravou o assalto de um grupo a um casal no entorno da Ladeira da Sé.

As imagens mostram ao menos seis homens agredindo as vítimas e acertando a mulher com chutes. Após os suspeitos irem embora, algumas pessoas vão em direção às vítimas prestar socorro.

“Isso é comum no pré-Carnaval, esses assaltos, essa violência. Roubaram o celular do casal, roubaram tudo. Eles andam em galera, às vezes sete rapazes, voam para cima da pessoa, pegam tudo. Foi o que aconteceu aqui. Roubaram o celular, chutaram, espancaram. Isso é comum aqui no Sítio Histórico, ninguém aguenta mais”, desabafou a moradora.

“Quando dá 17h, 18h, 19h, só tem galera aqui, eu fico trancada dentro de casa. E a polícia sabe disso”, comentou.

Procurada, no domingo, pela reportagem para comentar as ocorrências registradas em Olinda durante as prévias de Carnaval, a Polícia Militar se pronunciou, na segunda-feira, por meio de nota. Leia abaixo:

Nota da PMPE
Mais de 500 lançamentos foram empenhados para a segurança dos foliões no 70° desfile do bloco Virgens do Bairro Novo, que acontece todos os anos, na cidade de Olinda. Os policiais foram lançados no terreno em três horários, 7h, 10h e meio dia, nas modalidades a pé, motorizado a duas e quatro rodas e montado. As principais vias de Olinda contaram, também, com o policiamento das unidades especializadas como Radiopatrulha, Canil, Regimento de Polícia Montada, BPRv, BPTran, Batalhão de Choque, CIPMoto e BOPE, além do Grupamento Tático Aéreo e Operações Transporte Seguro e Lei Seca.

O 1º BPM, responsável pela coordenação do esquema de segurança do bloco das Virgens, informou que foram registradas algumas ocorrências durante a realização do evento, sendo necessária a intervenção do efetivo. Dois indivíduos foram detidos e conduzidos. Um policial militar foi atingido na cabeça por um objeto arremessado. Ele recebeu os primeiros socorros dos Bombeiros e foi encaminhado para o Centro Médico Hospitalar (CMH).

Outras ocorrências foram registradas por equipes do BPRv, que informaram que os policias militares da unidade, quando de serviço no bloco "As Virgens do Bairro Novo", teriam se deparado, inicialmente, com uma briga generalizada entre grupos rivais, os quais estavam jogando pedras e garrafas uns nos outros, utilizando bombas caseiras e depredando os ônibus. A equipe, juntamente com o efetivo do BOPE, conseguiu fazer a dispersão dos envolvidos, que correram para as ruas transversais. Ao seguir novamente para o setor, a mesma equipe voltou a se deparar com os mesmos indivíduos na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti,  novamente em confronto, e lançando pedras contra o efetivo, momento em que os policias,  juntamente com o efetivo da Radiopatrulha e do 1° BPM, realizaram novamente a dispersão dos envolvidos.

A CIATUR, que realiza o policiamento especialmente no Sítio Histórico, informou também que houve algumas denúncias de celulares furtados na área. Um homem foi detido suspeito de roubar um óculos de uma transeunte. Uma outra ocorrência de difamação foi registrada envolvendo um proprietário de imóvel e seus inquilinos. A situação foi resolvida no local.

Policias da Radiopatrulha, também precisaram intervir num confronto entre grupos rivais, em frente a Prefeitura de Olinda. Foi necessário a utilização de disparos de elastômero para conter os envolvidos, porém eles reagiram e atiraram contra o efetivo, que teve que reagir da mesma forma. Os indivíduos fugiram, pulando para uma área de mata, onde não foi possível capturá-los.

Veja também

Em estados-chave, Trump aquece campanha e Harris se prepara para debate
EUA

Em estados-chave, Trump aquece campanha e Harris se prepara para debate

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa, diz advogado

Newsletter