acidente aéreo

Vinhedo: Cenipa encerrará investigações em local de acidente aéreo nesta segunda-feira (12)

Voepass deve providenciar e custear a higienização do local

Avião que caiu em Vinhendo tinha 62 ocupantesAvião que caiu em Vinhendo tinha 62 ocupantes - Foto: FAB/Divulgação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou em nota, no fim da tarde deste domingo (11), que tem a previsão de encerrar na segunda-feira (12) os trabalhos no local da queda da aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP).

Retirada da aeronave
De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e com a normas do Sistema do Comando da Aeronáutica, após a liberação por parte do Investigador-Encarregado do Cenipa e do responsável pela investigação policial, a retirada da aeronave do local será de responsabilidade do operador da aeronave.

Neste caso, a Voepass deverá providenciar e custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde, ou à propriedade privada no condomínio residencial Recanto Florido, onde caiu o avião ou danos à coletividade.

Investigação
Em entrevista coletiva neste domingo, o chefe da Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou que após a conclusão da Ação Inicial, a investigação avançará para a fase de Análise de Dados.

Neste próximo estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

Veja também

"Caçadores de vírus" rastreiam ameaças para evitar nova pandemia
SAÚDE

"Caçadores de vírus" rastreiam ameaças para evitar nova pandemia

"Sou um estuprador": Marido que dopava mulher e recrutava estranhos para abusarem dela admite crimes
FRANÇA

"Sou um estuprador": Marido que dopava mulher e recrutava estranhos para abusarem dela admite crimes

Newsletter