Centenas de socorristas buscam sobreviventes em deslizamento que deixou 17 mortos na Indonésia
Previsão meteorológica alerta para chuvas pelos próximos três dias que podem 'causar novas inundações'
Centenas de socorristas se mobilizaram nesta quarta-feira para escavar, entre lama e escombros, em busca de sobreviventes após um deslizamento de terra na Indonésia, que deixou pelo menos 17 mortos e nove desaparecidos.
Chuvas intensas em uma região montanhosa próxima à cidade de Pekalongan, na província de Java Central, provocaram o deslizamento na segunda-feira, que destruiu pontes e soterrou casas e veículos.
Breaking News
— Info Jateng (@Jateng_Twit) January 21, 2025
TANAH LONGSOR
Sembilan orang meninggal dalam bencana banjir dan longsor di Kasimpar, Petungkriyono, Pekalongan.
Diperkirakan korban masih akan bertambah. pic.twitter.com/mACWHOvFcp
A agência de busca e resgate Basarnas informou nesta quarta-feira que o saldo de vítimas permaneceu em 17 mortos, nove desaparecidos e 13 feridos.
Leia também
• Ao menos 16 mortos e 10 feridos em deslizamento de terra na Indonésia
• Erupção do monte Ibu na Indonésia
• Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics
O funcionário local Mohammad Yulian Akbar disse que maquinários pesados foram enviados para desobstruir as estradas e permitir o acesso de cerca de 200 socorristas à área.
O local mais afetado foi a aldeia de Kasimpar, onde o deslizamento atingiu uma cafeteria e afetou pessoas que haviam entrado para se proteger da chuva, segundo Akbar.
As operações de resgate tiveram que ser suspensas intermitentemente devido às fortes chuvas na região.
A previsão meteorológica para os próximos três dias indica chuvas moderadas que podem "causar inundações e novos deslizamentos", alertou Abdul Muhari, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.