Guerra na Ucrânia

Central de Chernobyl tem primeiro rodízio de funcionários ucranianos em quase um mês

As forças russas tomaram o controle da central nuclear em 24 de fevereiro

Usina Nuclear em ChernobylUsina Nuclear em Chernobyl - Foto: Sergei Supinsky / AFP

A central nuclear de Chernobyl iniciou, no domingo (20), o primeiro rodízio de funcionários desde o início da invasão russa à Ucrânia, anunciou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"A Ucrânia informou a AIEA que quase metade dos funcionários finalmente conseguiu retornar para casa depois de trabalhar na área controlada pela Rússia durante quase quatro semanas", afirmou o diretor geral da agência, Rafael Grossi, em um comunicado.

As forças russas tomaram o controle da central nuclear em 24 de fevereiro e mais de 100 técnicos ucranianos que estavam no fim do serviço noturno prosseguiram com as operações cotidianas na usina, que mantém os resíduos radioativos da catástrofe nuclear de 1986, a pior da história.

Antes do rodízio, a mesma equipe de trabalho estava na central desde o dia anterior à entrada das tropas russas na área, o que "coloca em risco um dos pilares" da segurança nuclear: funcionários podem tomar decisões sem pressão externa.

A AIEA ainda não recebe a transmissão remota de dados de seu sistema de vigilância de Chernobyl, embora os dados sejam transferidos para a agência a partir de outras centrais nucleares da Ucrânia.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter