Logo Folha de Pernambuco

Recife

Central do CadUnico no Recife registra filas na manhã desta terça-feira (12)

Moradores seguem em busca da inscrição ou atualização do CadÚnico para acesso a programas e benefícios

Fila na Central do CadÚnicoFila na Central do CadÚnico - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Moradores do Recife seguem em busca da inscrição ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico), sistema do Governo Federal que permite acesso a programas e benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e os auxílios destinados à população que foi atingida pelas tempestades que atingiram o Estado nos meses de maio e junho. 
 
Na central do CadUnico na capital pernambucana, localizada no bairro de Santo Antônio, na área central da Cidade, muitas pessoas tentanvam atendimento na manhã desta terça-feira (12). Entre elas, a vendedora desempregada Marcionila Alves de Souza, de 41 anos.
 
“Eu vim em busca de fazer o recadastramento porque já saiu a mensagem quando fui receber o último auxílio de que eu tinha que fazer o recadastramento porque senão bloqueia [o benefício]”, contou.

 
A Central do Cadastro Único funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, mediante a distribuição de fichas. Segundo a população que aguardava atendimento, a quantidade de senhas não é suficiente e muitas pessoas relatam a necessidade de ir ao local mais de uma vez, precisando chegar às vezes de madrugada, na tentativa de efetuar ou atualizar o cadastro e, assim, garantir o acesso aos benefícios sociais.
 
“Têm pessoas que estão sobrevivendo, não é nem vivendo, com essa ajuda do governo. Tem gente que chegou de quatro horas da manhã para pegar uma ficha”, comentou Marcionila, frisando que esta é a terceira vez que ela tenta ser atendida no local.


 
Também desempregado, Rodolfo Francisco Sampaio, de 25 anos, mora no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, e contou que esta também não é a primeira vez que ele tenta atualizar o cadastro. 
 
“Eu tenho até sexta-feira (15) para atualizar. Se não resolver, a gente fica sem receber o auxílio emergencial. Hoje eu cheguei aqui às 7h. Bem dizer, a gente está passando a semana toda aqui”, disse. “A gente sai de casa sem nem tomar café. Infelizmente, a gente está passando por uma coisa que a gente não podia imaginar”, acrescentou. 

WhatsApp Image 2022 07 13 at 15.50.34Como se inscrever no CadÚnico

Segundo a prefeitura do Recife, para ampliar o atendimento das famílias que estão com pendências no CadÚnico, a Secretaria de Assistência Social ampliou o atendimento da Central, que atende demanda espontânea, passando de 300 para 350 atendimentos diários, além da abertura aos sábados (à exceção do dia 16, feriado municipal).

Já para ser atendido nos CRAS é preciso realizar o agendamento prévio por meio do Conecta Recife, no qual são disponibilizadas uma média de 60 vagas por dia em cada unidade. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos: acessar o APP Contecta Recife ou o site https://conectarecife.recife.pe.gov.br > clicar no ícone "Atualiza CadÚnico Recife" > clicar para agendar > inserir o CPF do Responsável Familiar > escolher a unidade do CRAS mais próxima > escolher um dia e horário para o atendimento. 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter