Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Centro de Covid-19 de Olinda receberá R$ 100 mil por mês do governo federal

Espaço foi credenciado junto ao Ministério da Saúde, o que garante o repasse da verba

Centro de Referência de Covid-19 de Olinda, instalado na Policlínica Barros Barreto, no bairro do CarmoCentro de Referência de Covid-19 de Olinda, instalado na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Em funcionamento desde maio, o Centro de Referência Covid-19 Casos Leves, instalado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foi credenciado junto ao Ministério da Saúde. O espaço foi criado pela Secretaria de Saúde do município e, agora, receberá um repasse mensal de R$ 100 mil do Governo Federal. 

O Centro de Referência atende pessoas que apresentam algum sintoma para o diagnóstico do novo coronavírus. A estrutura foi montada com recursos do município de Olinda e atendeu aos critérios determinados na portaria ministerial. Com a perspectiva de um incremento financeiro, o Centro, que está localizado na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo, vai poder ampliar o atendimento ao público. 
 

O espaço funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h, oferecendo serviço ambulatorial com consultas, testes RT-PCR e de sorologia para a identificação da doença, além de exames laboratoriais. 

Em um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Olinda, com 23 dias de funcionamento, o serviço atendeu 1.184 pacientes, com 595 testes realizados, dos quais, 173 apontaram resultados positivos para o vírus. 

"Outra medida importante com a criação do Centro de Referência Covid-19 Casos Leves foi a diminuição na demanda das unidades de urgência de Saúde de Olinda, sobretudo, durante os fins de semana", destacou a secretária de Saúde, Luciana Lopes.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter