Logo Folha de Pernambuco

Transporte DO gRANDE RECIFE

RMR: terminais integrados e estações do BRT ganham Centro de monitoramento em tempo real

O centro funciona no T.I. da Cidade Universitária

Inauguração de centro de monitoramento de terminais e estações de BRTInauguração de centro de monitoramento de terminais e estações de BRT - FOTO: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco

Um Centro de Controle Operacional (Core) foi inaugurado nesta sexta-feira (29) para atuar no monitoramento de 26 terminais integrados de transporte e 44 estações de BRT da Região Metropolitana do Recife. O centro conta com inteligência artificial e é o primeiro passo para uma maior otimização e vigilância no transporte público. 

Localizado no Terminal Integrado da Cidade Universitária, o Centro foi realizado através de uma parceria e tratado de concessão assinado pelo Governo de Pernambuco, Grande Recife Consórcio e Nova Mobi PE. O local conta com sala de controle, monitoramento e reunião, além de data center e uma sala técnica, voltados para a melhor supervisão. 

"Em meio aos desafios do transporte público no mundo inteiro, em Pernambuco, o Governo do Estado tem enfrentado esses problemas e hoje nós damos o pontapé inicial com a inauguração da Central de Controle de todos os equipamentos de transporte público da Região Metropolitana", afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca.

Com o monitoramento das câmeras 24h, o Core vai unificar as informações recebidas e, segundo o governo, deve responder de forma mais ágil às demandas da população, garantindo segurança, bom funcionamento das estações e terminais. Também é possível monitorar a qualidade do ar e controlar o acesso e manutenção das pessoas à redes wi-fi. 

Segundo o diretor presidente da Nova Mobi PE, Gilberto Menezes, a central de monitoramento é o primeiro passo de outros que serão dados até o final de 2022 e nos próximos três anos. 

“Nós fizemos questão de fazer primeiro esse centro, é um sistema diferente de qualquer outro que temos no Brasil, tendo inteligência artificial que monitora. sem precisar da pessoa física dentro da central de controle, as estações e terminais", contou ele.

Segundo Menezes, conforme forem sendo entregues as estações e terminais reformados, esses locais ganharão novas câmeras. De acordo com ele, até dezembro, os terminais Joana Bezerra, Xambá, Caxangá, Macaxeira e Camaragibe terão novas câmeras, que também serão instaladas até lá nas 44 estações. "A partir daí, temos três anos para entregar os outros 19 terminais”, explicou ele. 

De acordo com o presidente do Consórcio Grande Recife, Flávio Sotero, essa inovação tecnológica de monitoramento também vai ajudar na melhoria dos ônibus da RMR. “Essa central também tem a capacidade de nos dar um feedback em tempo real e podemos, por exemplo, verificar as filas maiores para os ônibus, quais linhas são aquelas e assim, com inteligência e organização, tentar melhorar essa ou outras situações que possam surgir”, contou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter