Logo Folha de Pernambuco

testagem

Centro de testagem da Covid-19 no Recife tem movimento intenso nesta segunda-feira (7)

Muitas pessoas procuraram o centro para realizar o teste rápido de Covid-19 e algumas chegaram a relatar tempo de espera superior a uma hora

Testagem de Covid-19 Testagem de Covid-19  - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A manhã desta segunda-feira (7) começou com movimentação intensa no Centro de Testagem da Covid-19 localizado no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE), antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

Muitas pessoas procuraram o centro para realizar o teste rápido de Covid-19 e algumas chegaram a relatar tempo de espera superior a uma hora, entre o momento da chegada, a coleta do material e o resultado do exame.

Nas últimas semanas, Pernambuco registrou aumento no número de casos positivos e também na procura por testagem para identificação do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na última semana de outubro, foi registrada uma taxa de 11,8% de diagnósticos positivos em relação ao total de testes realizados, um percentual bem acima dos 4,1% verificados na semana anterior.
 

Para o alívio da estudante Ana Cristina Barreto, de 27 anos, o resultado do seu teste deu negativo. “Eu tomei as vacinas mas mesmo assim fica a preocupação de adoecer, ainda mais com a nova variante no Brasil. Semana passada eu participei de um congresso e algumas pessoas que estavam lá positivaram então eu fiquei com medo quando apareceu o sintoma e eu vim fazer o teste”, disse.

“Eu passei uma hora e um pouquinho esperando o teste porque tem bastante gente hoje de manhã. Eu já tinha ouvido falar que tinha um aumento de pessoas procurando e que era para fazer teste por causa dos sintomas que estão aparecendo. Então, eu esperava que tivesse muita gente, mas mesmo assim, ainda demorou mais do que eu esperava”, acrescentou.

O motorista Luciano Félix Santana, de 56 anos, teve a Covid no início da pandemia e comemorou o resultado negativo desta vez. “Com essa doença a gente não brinca. Eu tive antes de ser vacinado e peguei muito forte, senti falta de ar, todos os sintomas. É preocupante, Mesmo tendo a tomado a dose de reforço da [vacina da] Covid”, comentou.

“O povo acha que é uma gripe qualquer, mas não é. Se você está saindo, está andando sem máscara, pode estar transmitindo para outras pessoas até dentro de casa mesmo, para os familiares, os vizinhos, dentro de um elevador, em reunião, na igreja, seja lá onde for. Então, eu acho que o correto, se sentiu algum incômodo na garganta, sentiu algum sintoma de gripe, é procurar um posto de saúde para fazer o teste da Covid para que assim não fique transmitindo para outras pessoas”, completou.

Além do posto no Lacen, que funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h, o Governo do Pernambuco mantém outros dois postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), no bairro da Várzea - de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), também explicou que está acompanhando diariamente os números da Covid-19 na cidade, bem como o aumento dos casos e da positividade da doença, para estabelecer, caso necessário, novas estratégias para o controle do vírus no município.

“A Secretaria de Saúde do Recife esclarece que, atualmente, a capacidade de testagem de covid-19 na capital pernambucana é de 1.339 exames diários, durante a semana. Aos fins de semana, são ofertados 837 testes. Até o momento, a procura não está superando a capacidade ofertada, por isso não há necessidade, por ora, de aumentar essa quantidade”, informou a pasta em nota.

A Sesau oferta os exames em oito locais. Confira abaixo:

- Policlínica Arnaldo Marques: por agendamento via Conecta Recife. De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 14h30.

- Policlínica Waldemar de Oliveira: por agendamento via Conecta Recife. Segundas, quartas e sextas, das 13h às 16h40. Terças e quintas, das 8h às 12h.

- Upinha Dr Moacyr André Gomes: por agendamento via Conecta Recife. De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

- Upinha Governador Eduardo Campos: por agendamento via Conecta Recife. De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

- Upinha Vila Arraes: por agendamento via Conecta Recife. De segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

- Centro de Saúde Professor Mário Ramos: por agendamento via Conecta Recife e por demanda espontânea. De domingo a domingo, das 8h às 17h.

- Centro de testagem Parque Dona Lindu: por agendamento via Conecta Recife e por demanda espontânea. De domingo a domingo, das 8h às 17h  

- Centro de Saúde José Dustan: por agendamento via Conecta Recife e por demanda espontânea. De domingo a domingo, das 8h às 17h

Veja também

Newsletter