Centro de testagem do Cordeiro será desmobilizado a partir desta quinta-feira (25)
Medida foi por causa da redução na procura por testes; o serviço permanecerá nos outros sete pontos da Capital
O centro de testagem mobilizado no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, será desmontado após redução na procura por teste da Covid-19. A desmobilização ocorrerá a partir desta quinta-feira (25).
A cidade permanecerá oferecendo teste nos outros sete pontos de testagem, dos quais dois funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h, e estão localizados em Boa Viagem, no Parque Dona Lindu, e em Casa Amarela, no Centro de Saúde Professor Mário Ramos. Nestes dois pontos não é necessário agendamento.
Nos outros pontos, a testagem permanecerá sendo feita exclusivamente por meio do agendamento prévio. São eles, o centro da Upinhas Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição,o centro Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, no da Vila Arraes, na Várzea, e nas Policlínicas Arnaldo Marques, no Ibura; e Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro.
Os agendamentos permanecem sendo disponibilizados através do site Conecta Recife ou do aplicativo de mesmo nome, na opção Vamos Testar.
Leia também
• Pernambuco registra, nesta quarta (24), oito mortes e 638 novos casos de Covid-19
• Atividade física parece limitar riscos vinculados a Covid, diz estudo
• Brasil registra 6,2 mil novos casos e 122 óbitos por Covid-19
Situação da Covid-19 na capital
A diminuição da demanda por testes permitiu a modificações no número de vagas ofertadas e a Secretaria de Saúde do Recife vem reduzindo esta quantidade gradativamente. Em 4 de julho o município oferecia 5,4 mil vagas, reduzidas a 1,5 mil em 25 de julho. O mês de julho registrou, em média, 1.279 testes por dia, com mínimo de 397 e máximo de 2.997. Já em agosto a média tem sido de 445 testes realizados por dia, com mínimo de 223 e máximo de 564.
A tendência de diminuição também pode ser percebida na quantidade de casos positivos. Entre os dias 31 de julho e 6 de agosto foram feitos 3.295 exames de Covid-19, sendo 413 positivos (12,5%). Já de 14 a 20 de agosto foram realizados 3.163, dos quais 166 (5,2%) tiveram resultado positivo.