Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Após alta demanda, Centros de testagem para Covid-19 em Pernambuco têm pouca movimentação

Diferente do cenário visto em janeiro, os centros de testagem em Pernambuco apresentaram pouca movimentação na manhã desta segunda-feira (21)

Centro de testagem para a Covid-19 no Compaz Ariano Suassuna vazio Centro de testagem para a Covid-19 no Compaz Ariano Suassuna vazio  - Foto: Melissa Fernandes/ Folha de Pernambuco

Farmácias, centros de testagem e hospitais superlotados. Com o aumento de pessoas com sintomas gripais em Pernambuco, o mês de janeiro foi marcado pela alta procura por testes para a detecção da Covid-19. Mas, diferente do cenário visto no mês passado, os centros de testagem em Pernambuco, como o Geraldão e o Parque Dona Lindu - geridos pelo Governo do Estado e localizados na Zona Sul do Recife -, e o Compaz Ariano Suassuna - sob gestão da Prefeitura do Recife -, apresentaram pouca movimentação na manhã desta segunda-feira (21). 

De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), Isis Catarine, a diminuição é causada pela abertura de outros pontos e pela diminuição de pessoas com sintomas da doença

“São vários motivos que influenciam nessa diminuição. Teve a abertura dos outros pontos, como o Centro de Convenções, isso fez com que tivesse uma queda muito grande da procura. O Geraldão era um dos pontos principais, principalmente o drive-thru. E nós estamos vendo o número de casos positivos também diminuindo”, destacou a coordenadora. 

Caso o teste dê positivo, a orientação é que seja realizado no local o teste RT-PCR para confirmar a positividade da doença. “Nós fazemos o teste rápido e temos o PCR, que mandamos a amostra para ser analisada no laboratório para ver o tipo de variante e confirmar o caso positivo. Ela faz o segundo teste da mesma forma, pelo nariz”, disse Isis Catarine. 

“Se a pessoa que testou positivo mora com outras pessoas, a gente orienta que elas também venham fazer o teste. Também orientamos o isolamento de 7 dias a partir do início dos sintomas e, se os sintomas se agravarem, como algum desconforto respiratório, é recomendado que a pessoa procure um centro de saúde”, acrescentou. 

No Geraldão, o motorista de aplicativo Ronaldo Miguel realizou o teste porque o pai tinha testado positivo há pouco tempo. Aliviado pelo resultado negativo, ele disse que esperava encontrar muita gente no local, mas estava um ambiente muito tranquilo. 

“Eu realizei o teste por precaução. Transporto muita gente no meu carro, e estou muito exposto ao risco. Apesar do teste negativo, continuo com os cuidados, como o uso de máscara, álcool em gel e os vidros abertos do meu carro”, disse.

Ronaldo Miguel segurando o teste negativo. Foto: Melissa Fernandes/ Folha de Pernambuco

Diminuição da demanda
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Recife (Sesau), na sexta semana epidemiológica de 2022 (de 6 a 12 de fevereiro), foram disponibilizadas, ao todo, 70,6 mil vagas nos centros de testagem e nas unidades de saúde geridas pela prefeitura. Desse total, menos da metade (28,9 mil) das vagas foram preenchidas, representando uma queda na procura pelos testes. 

A redução também foi perceptível no índice de positividade dos exames. Cerca de 22% das pessoas apresentaram resultados positivos, representando uma queda de 54%

No Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi registrada uma desaceleração da variante Ômicron no final da sexta semana epidemiológica de 2022, com queda no registro de casos. Ao todo, foram 829 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na última semana, o que significa 60 casos a menos em relação à semana anterior. 

A positividade para a Covid-19 entre estes casos graves está em 44%, enquanto na semana anterior era de 54%. 

Centros de testagem 
Atualmente, Pernambuco conta com cinco centros avançados de testagem para a Covid-19 sob gestão do Estado. O atendimento é realizado para pessoas com sintomas da doença, além das que tiveram contatos com casos confirmados, independente de apresentarem sintomas.
 
Os centros de testagem ficam localizados no Parque Dona Lindu; no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe); na sede da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc); no Geraldão e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon)
 
No Parque Dona Lindu, não é necessário agendar para realizar o atendimento. O serviço é oferecido de domingo a domingo, das 8h às 17h, com 500 exames disponíveis todos os dias. O local fica na Avenida Boa Viagem, sem número, no bairro de Boa Viagem, no Recife. 
 
No Cefospe, a marcação deve ser realizada via Atende em Casa. O atendimento é realizado de domingo a domingo, das 8h às 17h. O local fica na Rua Tabira, nº 252, no bairro da Boa Vista, no Recife. São oferecidos 350 testes diariamente. 
 
Já o atendimento na Secretaria de Educação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com marcação também pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, sem agendamento. A secretaria fica na Avenida Afonso Olindense, nº 1513, no bairro da Várzea, no Recife. São disponibilizados 300 exames diariamente. 
 
No Geraldão, não é necessário agendar para realizar o atendimento. O serviço é disponibilizado de domingo a domingo, das 8h às 17h, com 1,3 mil exames disponíveis diariamente. O local fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, nº 7787, no bairro da Imbiribeira, no Recife.

O Cecon também oferece o serviço no mesmo horário de atendimento, sem a necessidade de agendamento. 
 
Testa PE 
Além do atendimento nos centros de testagem, o Governo do Estado também oferece o serviço em três postos de testagem com o programa Testa PE (programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19).
 
No Terminal Integrado de Passageiros (TIP), a testagem funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h. O TIP fica na Rua Historiador Luís do Nascimento, nº294, no bairro da Várzea, no Recife. 350 exames são oferecidos todos os dias. 
 
Na Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), diante da Praça Oswaldo Cruz, os interessados também não precisam realizar o agendamento para realizar o teste. O atendimento é de domingo a domingo, das 8h às 17h. A Fusam fica na Rua Dom Carlos Coelho, nº 131, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. São disponibilizados, todos os dias, 500 testes para a população 
 
No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, a testagem funciona exclusivamente para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h, com limite de 150 exames diários. O aeroporto fica na Praça Ministro Salgado Filho, sem número, no bairro da Imbiribeira, no Recife. 
 

Veja também

Newsletter