Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

CEO da OpenAI acredita que Trump manterá os EUA na liderança da IA

Altman afirmou que essa tecnologia necessita de um grande apoio em infraestrutura

Sam Altman, CEO da OpenAISam Altman, CEO da OpenAI - Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

O CEO da OpenAI, Sam Altman, expressou neste domingo (1º) confiança de que a administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiará o setor de inteligência artificial (IA) para garantir que os Estados Unidos e seus aliados continuem liderando essa área.

Em declarações à emissora conservadora Fox News, Altman afirmou que essa tecnologia necessita de um grande apoio em infraestrutura e que acredita que o governo de Trump será um bom parceiro para proporcionar esse suporte.

"Precisamos construir isso aqui [nos Estados Unidos] e precisamos ter a melhor infraestrutura de IA do mundo para liderar com tecnologia e capacidades", disse o chefe da empresa criadora do famoso bot conversacional ChatGPT.

"Eu acredito que o presidente eleito Trump será muito bom nisso", destacou.

Altman respondia a uma pergunta sobre a competição em IA entre os Estados Unidos e a China. "Acreditamos firmemente que os Estados Unidos e nossos aliados precisam liderar esse campo", afirmou categoricamente.

A infraestrutura necessária para a IA inclui enormes quantidades de eletricidade, grandes centros de dados e suporte tecnológico, como acesso a semicondutores e chips avançados.

Altman também enfatizou que o Congresso dos EUA precisa aprovar uma legislação que estabeleça salvaguardas para o uso da IA.

"Acredito que sim. Em algum momento, da maneira que for, não sei quando isso acontecerá", ponderou.

Veja também

Newsletter