Logo Folha de Pernambuco

OCEANGATE

CEO morto em submarino sonhava com base no oceano: "Futuro da humanidade é subaquático"

Stockton Rush é um dos cinco passageiros de submersível que implodiu durante expedição dos destroços do Titanic

CEO da OceanGate, Stockton Rush mostra manete com que tripulação conduz submarino TitanCEO da OceanGate, Stockton Rush mostra manete com que tripulação conduz submarino Titan - Foto: Reprodução/YouTube

O CEO da OceanGate, Stockton Rush, um dos mortos na implosão do submersível Titan, durante uma expedição aos destroços do Titanic, costumava defender que a exploração oceanográfica deveria ser pensada como a exploração espacial. Para ele, o futuro da humanidade seria subaquático.

"É onde nós vamos encontrar as estranhas novas formas de vida. O futuro da humanidade é subaquático, não está em Marte. A gente não vai ter uma base em Marte ou na Lua. Vamos tentar, vamos desperdiçar muito dinheiro, mas vamos ter sim uma base subaquática. Quando o sol se extinguir, ainda vai ter essas formas de vida lá embaixo vivendo", destacou o CEO.

O empresário fez um tour pelas estruturas do submersível com o ator mexicano, Alan Estrada, que publicou a entrevista em seu canal no YouTube, há um ano. Nessa entrevista, Rush admitiu ter quebrado "algumas regras" para construir e colocar em operação o submarino.

Em outra entrevista, o CEO disse que, a partir de um certo ponto, "segurança é desperdício". Na avaliação de Rush, que guiava os projetos e a vida por um equilíbrio de "risco-recompensa", quem não quisesse correr riscos na vida não deveria sair da cama nem entrar num carro. Durante a conversa com Estrada, ao exibir as tecnologias empregadas no Titan, Rush afirmou que gostaria de ser lembrado como um "inovador".

— Gostaria de ser lembrado como um inovador. Acho que foi o general McArthur que disse: você será lembrado pelas regras que você quebrou. Eu quebrei regras ao fazer isto, eu acho que as quebrei com lógica e boa engenharia de suporte. Misturar fibra de carbono e titânio é uma regra que você não quebra, mas eu quebrei. É escolher que as regras que você quebre adicionem valor para os outros e para a sociedade, e acho que isso tudo tem a ver com inovação. Não é invenção — ressaltou o CEO, para quem uma inovação é uma invenção "que passa a ser aceita amplamente".

Na conversa, Rush mostra a Estrada, por exemplo, a mistura de fibra de carbono e titânio que compõe a estrutura total da nave aquática. Também dá detalhes sobre a única janela que permite a visão direta do oceano para quem está dentro do oceano.

"É acrílico, flexiglass, com sete polegadas de espessura. É grande, pesa 80 libras (176 kg). Quando a gente se aproximar do Titanic vai se encolher, vai se deformar. Antes de quebrar ou dar falha, começa a crepitar e você recebe uma enorme advertência se for falhar", explicou Rush.

Veja também

BR-232: idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar em Vitória
Vitória de Santo Antão

Idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-232

Greve dos ônibus do Grande Recife: sindicato se reúne com TRT-6 e articula negociação com Urbana-PE
greve dos ônibus

Greve dos ônibus do Grande Recife: sindicato se reúne com TRT-6 e articula negociação com Urbana-PE

Newsletter