CEO morto em submarino sonhava com base no oceano: "Futuro da humanidade é subaquático"
Stockton Rush é um dos cinco passageiros de submersível que implodiu durante expedição dos destroços do Titanic
O CEO da OceanGate, Stockton Rush, um dos mortos na implosão do submersível Titan, durante uma expedição aos destroços do Titanic, costumava defender que a exploração oceanográfica deveria ser pensada como a exploração espacial. Para ele, o futuro da humanidade seria subaquático.
"É onde nós vamos encontrar as estranhas novas formas de vida. O futuro da humanidade é subaquático, não está em Marte. A gente não vai ter uma base em Marte ou na Lua. Vamos tentar, vamos desperdiçar muito dinheiro, mas vamos ter sim uma base subaquática. Quando o sol se extinguir, ainda vai ter essas formas de vida lá embaixo vivendo", destacou o CEO.
O empresário fez um tour pelas estruturas do submersível com o ator mexicano, Alan Estrada, que publicou a entrevista em seu canal no YouTube, há um ano. Nessa entrevista, Rush admitiu ter quebrado "algumas regras" para construir e colocar em operação o submarino.
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Em outra entrevista, o CEO disse que, a partir de um certo ponto, "segurança é desperdício". Na avaliação de Rush, que guiava os projetos e a vida por um equilíbrio de "risco-recompensa", quem não quisesse correr riscos na vida não deveria sair da cama nem entrar num carro. Durante a conversa com Estrada, ao exibir as tecnologias empregadas no Titan, Rush afirmou que gostaria de ser lembrado como um "inovador".
— Gostaria de ser lembrado como um inovador. Acho que foi o general McArthur que disse: você será lembrado pelas regras que você quebrou. Eu quebrei regras ao fazer isto, eu acho que as quebrei com lógica e boa engenharia de suporte. Misturar fibra de carbono e titânio é uma regra que você não quebra, mas eu quebrei. É escolher que as regras que você quebre adicionem valor para os outros e para a sociedade, e acho que isso tudo tem a ver com inovação. Não é invenção — ressaltou o CEO, para quem uma inovação é uma invenção "que passa a ser aceita amplamente".
Na conversa, Rush mostra a Estrada, por exemplo, a mistura de fibra de carbono e titânio que compõe a estrutura total da nave aquática. Também dá detalhes sobre a única janela que permite a visão direta do oceano para quem está dentro do oceano.
"É acrílico, flexiglass, com sete polegadas de espessura. É grande, pesa 80 libras (176 kg). Quando a gente se aproximar do Titanic vai se encolher, vai se deformar. Antes de quebrar ou dar falha, começa a crepitar e você recebe uma enorme advertência se for falhar", explicou Rush.