Estados Unidos

Cerca de 20% dos hispânicos nos EUA têm uma arma, diz pesquisa

Entre os afro-americanos, 24% afirmam possuir uma arma de fogo

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden  - Foto: Mandel Ngan/AFP

Cerca de 20% dos hispânicos que vivem nos Estados Unidos possuem uma arma, praticamente metade da proporção entre os brancos (38%), de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Pew Research Center.

Entre os afro-americanos, 24% afirmam possuir uma arma de fogo, enquanto entre os asiáticos o percentual é de 10%, afirma a pesquisa realizada entre 5 e 11 de junho com uma amostra de 5.115 pessoas em nível nacional.

Além disso, 8% dos hispânicos, o mesmo percentual de asiáticos, 10% dos afro-americanos e 11% dos brancos não possuem uma arma, mas vivem em residências onde há pelo menos uma.

Nos Estados Unidos, há uma distinção entre etnicidade e raça. A categoria de hispânicos ou latinos abrange pessoas de ascendência hispânica, tanto da América Latina quanto da Espanha.

A pesquisa também constatou que 81% dos proprietários de armas destacam que elas proporcionam segurança, enquanto 71% reconhecem que gostam de tê-las.

As armas de fogo são mais comuns entre os habitantes de áreas rurais (47%) do que entre os de subúrbios (30%) ou áreas urbanas (20%).

Em um país onde as armas de fogo causam estragos, a maioria dos americanos (61%) considera que é muito fácil adquirir uma arma legalmente nos Estados Unidos.

O presidente democrata Joe Biden pediu ao Congresso que proíba ou pelo menos restrinja a posse de armas. No entanto, os republicanos se opõem a tais medidas.

Ataques a tiro mortais são frequentes no país, onde cerca de 400 milhões de armas de fogo estão em circulação. Em 2020, 45.000 cidadãos morreram por ferimentos a bala, seja por suicídio, acidentes ou homicídios, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter