Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Cerca de 35 mil civis são retirados de cidades ucranianas

Presidente da Ucrânia, Volodimir ZelenskyPresidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky - Foto: Presidência da Ucrânia

Pelo menos 35 mil civis foram evacuados nesta quarta-feira (9) de cidades ucranianas sitiadas por tropas russas, declarou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

O mandatário informou em uma mensagem de vídeo que três corredores humanitários permitiram a evacuação de moradores das cidades de Sumy e Enerhodar e de áreas nos arredores da capital Kiev.

Zelensky disse esperar que as evacuações continuem nesta quinta-feira (10) nos corredores que serão abertos nas cidades de Mariupol, há vários dias sob cerco russo, Volnovakha, no sudeste, e Izium, no leste do país.

As evacuações ocorreram depois que Moscou e Kiev concordaram na quarta-feira em abrir mais corredores humanitários, dando um vislumbre de esperança a civis aterrorizados em cidades bombardeadas.

Mais de 5 mil pessoas foram evacuadas na véspera de Sumy, uma cidade de 250 mil pessoas perto da fronteira russa, onde há relatos de intensos combates.

Mas as tentativas de evacuar o porto de Mariupol falharam repetidamente, com Kiev e Moscou culpando o outro lado pelos fracassos.

O gabinete do prefeito de Mariupol disse que mais de 1.200 civis foram mortos nos ataques que começaram há mais de uma semana.
A agência de refugiados da ONU estima que entre 2,1 e 2,2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia em busca de refúgio.

 

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter