Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Cerca de 40 países pedem que Rússia encerre campanha militar na Ucrânia

Representantes dizem apoiar os procedimentos da Ucrânia perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ)

Mísseis atingem um edifício de apartamentos e um centro recreativo de Bilhorod-Dnistrovsky, próximo à Odassa Mísseis atingem um edifício de apartamentos e um centro recreativo de Bilhorod-Dnistrovsky, próximo à Odassa  - Foto: Genya Savilov / AFP

Cerca de 40 países, entre eles os Estados Unidos, membros da União Europeia e asiáticos, pediram nesta quarta-feira à Rússia que encerre a guerra na Ucrânia, segundo um comunicado conjunto emitido na sede da ONU, em Nova York.

Os representantes dessas nações disseram apoiar os procedimentos da Ucrânia perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ) - tribunal supremo das Nações Unidas -, que buscam "estabelecer que a Rússia não tem base legal para empreender ações militares na Ucrânia, que sustenta em acusações infundadas de genocídio".

O comunicado lembra que a CIJ, com sede em Haia, pediu a Moscou em 16 de março que encerrasse a guerra. "Reiteramos que a Rússia deve ser responsabilizada por suas ações. Neste sentido, consideramos que as violações da lei internacional pela Rússia comprometem sua responsabilidade internacional", ressalta.

A declaração acrescenta que "as perdas e danos sofridos pela Ucrânia como resultado das violações do direito internacional requerem uma reparação completa e urgente por parte da Rússia".

Segundo a Ucrânia, serão necessários pelo menos US$ 750 bilhões para reconstruir a sua infraestrutura, cidades e sistema de produção após a destruição generalizada infligida pelas forças russas.

As decisões do tribunal da ONU são vinculantes e inapeláveis.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter