Logo Folha de Pernambuco

Esta quarta

Cerca de 90% da rede estadual de ensino de Pernambuco adere à paralisação nacional, diz Sintepe

Ato cobra percentual de reajuste do piso nacional do magistério, de 14.95%, para salários de todos os servidores da educação pública

Sala de aula da rede municipal de PaulistaSala de aula da rede municipal de Paulista - Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista

Leia também

• Recife recebe seletiva da Red Bull Quatro em Quadra para a Copa Mundial de 'futebol de rua'; saiba como participar

• Recife será uma das cidades que devem receber caravana da Xiaomi

• Recife registra fortes chuvas na madrugada desta quarta (26); confira pontos de alagamento

Cerca de 90% da rede estadual de ensino de Pernambuco aderiu à paralisação nacional da educação, que acontece nesta quarta-feira (26) em todo o Brasil, segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). As redes municipais também participam da manifestação.

O ato cobra o percentual de reajuste do piso nacional do magistério, de 14.95%, nos salários de todos os servidores da educação pública.

Convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o protesto também exige medidas efetivas que garantam a paz nas escolas, além da "revogação da antirreforma do ensino médio". 

No Estado, o Sintepe realizou panfletagem sobre a importância da educação em frente à Estação do Metrô do Recife, na área central da capital. O ato aconteceu das 6h30 às 8h30. 

Foto: Pericles Chagas/Tempus Comunicação

O reajuste de 14.95% do Piso Nacional do Magistério foi dado este ano, de acordo com dispositivos da Lei Federal 11.738/2008 (Lei do Piso do Magistério).

Em todo o País, participam do ato sindicatos que representam professores e trabalhadores da educação das redes estaduais e municipais. 

De acordo com o Sintepe, Pernambuco conta com 1.059 escolas estaduais de ensino.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) que aproximadamente 33% das escolas públicas estaduais aderiram totalmente à paralisação desta quarta-feira. Contradizendo, assim, a informação do Sintepe. 

A pasta ainda garantiu que mantém um diálogo com os sindicatos de todas as categorias. 

Segue a nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) informa que aproximadamente 33% das escolas públicas estaduais aderiram totalmente à paralisação desta quarta-feira (26). Atualmente, a Rede Estadual de Ensino conta com 1.056 escolas e atende 519.229 estudantes na educação básica.

A SEE esclarece que as unidades de ensino que deixaram de funcionar em decorrência do ato receberão orientações para a realização da reposição das aulas, a fim de garantir o cumprimento do calendário letivo.

Quanto à reivindicação salarial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que mantém um diálogo aberto com os sindicatos de todas as categorias. A SAD comunica, ainda, que segue em negociação com o Sintepe.

 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter