Chá verde x chá preto: qual é mais saudável? Veja o que dizem especialistas
A escolha entre esses dois tipos de infusão pode depender muito do sabor e dos benefícios para a saúde
O chá é uma bebida ancestral preparada com as folhas ou brotos da planta Camellia sinensis. A diferença entre os quatro tipos de infusão derivados dela deve-se principalmente ao processo de produção, resultando na variação de sabores, propriedades e benefícios. Atualmente, essa bebida é considerada a segunda mais popular em todo o mundo, depois da água, especialmente devido à fascinante história de sua origem, que remonta a cinco mil anos atrás.
Esta árvore do chá é originária de uma vasta região que hoje abrange países como China, Índia, Mianmar e Camboja. No entanto, há vários séculos, os imperadores chineses reivindicaram essa bebida como parte de seu território, pois ela se tornou um meio de fortalecer as interações sociais.
Leia também
• Conheça a forma diferente de cozinhar o brócolis para deixá-lo mais saudável
• Nem pão, nem suco: isto é o que você deve comer no café da manhã para viver mais e ter boa saúde
• "Ouro branco": conheça o alimento que ajuda o sistema imunológico e melhora o humor
Apesar disso, essa infusão foi ganhando um caráter mais universal devido ao seu sabor, composição e método de preparo, o que dificulta escolher entre o chá-verde e o chá-preto.
Propriedades do chá-verde
Das quatro variações que podem ser produzidas com a Camellia sinensis, esta é uma dos menos processadas, já que não requer fermentação. Em vez disso, as folhas da planta são deixadas para secar naturalmente.
Além disso, é um produto rico em nutrientes, sem calorias, gorduras, açúcar ou carboidratos. Nesse sentido, é considerado a bebida perfeita para tratar a inflamação abdominal, melhorar o fluxo sanguíneo e manter os níveis de pressão arterial e colesterol equilibrados.
Características do chá-preto
Diferentemente de outros chás, esse tipo de infusão passa por um processo de oxidação enzimática, causando a perda de algumas vitaminas. No entanto, geralmente contém mais calorias e cafeína do que o chá-verde.
Nesse sentido, segundo o nutricionista Mackenzie Burgess, esse tipo de chá pode fornecer ao corpo potássio, magnésio e fósforo. Além disso, "ajuda na perda de peso e reduz os riscos de sofrer um derrame cerebral".
Lembre-se de que tanto o chá-verde quanto o chá-preto são infusões saudáveis que ajudam a manter o sistema imunológico do corpo em boas condições. Assim, a escolha entre um e outro depende mais do seu estado de saúde e das suas preferências pessoais.