Logo Folha de Pernambuco

Tragédia

Chade decreta estado de emergência devido a inundações

País é atualmente o terceiro mais pobre do mundo

Moradores do Chade em meio à inundaçõesMoradores do Chade em meio à inundações - Foto: DENIS SASSOU GUEIPEUR/AFP

O presidente do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, decretou nesta quarta-feira estado de emergência no país, devido a inundações que afetam centenas de milhares de pessoas.

Causadas por chuvas intensas no centro e sul do país, as inundações atingiram 18 das 23 províncias e afetaram "mais de 1 milhão de pessoas", disse Deby em pronunciamento na TV.

Embora não tenha causado mortes, a água “engoliu mais de 465 mil hectares de plantações e 19 mil cabeças de gado”, disse o presidente. "Será instaurado o estado de emergência, para conter e gerir melhor este desastre natural."

"As zonas de maior risco são a capital e seu entorno", detalhou o presidente, segundo o qual a situação é cada vez mais preocupante.

O Chade é o terceiro país mais pobre do mundo, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. De acordo com a organização, 5,5 milhões de habitantes precisam de ajuda humanitária de emergência, enquanto o Banco Mundial estima que 42% da população chadiana, de 16 milhões, viva na pobreza.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter