Guerra na Ucrânia

Chanceler alemão diz que Putin não está pronto para negociações de paz

O chefe de Governo alemão também fez um apelo à China, acusada pelo governo dos Estados Unidos de querer enviar armas à Rússia

Chanceler alemão diz que Putin não está pronto para negociações de pazChanceler alemão diz que Putin não está pronto para negociações de paz - Foto: Odd Andersen / AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não está aberto para negociações de paz para terminar com a guerra na Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira o chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz.

"Putin está pronto para negociar a paz? Nada sugere isto no momento", afirmou Scholz em um discurso no Parlamento da Alemanha.

Além disso, o chanceler alemão afirmou que seu país e outros aliados iniciaram conversações com a Ucrânia sobre garantias futuras para uma paz duradoura.

"Estamos conversando com Kiev e outros sócios sobre garantias futuras para a Ucrânia. Os tipos de garantias incluem a presunção de que a Ucrânia se defenderá com sucesso nesta guerra", acrescentou Scholz aos parlamentares.

O chefe de Governo alemão também fez um apelo à China, acusada pelo governo dos Estados Unidos de querer enviar armas à Rússia.

"Minha mensagem para Pequim é clara: utilizem sua influência com Moscou exigir a retirada das tropas russas. E não entreguem armas ao agressor russo", advertiu Scholz.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse a canal CBS na semana passada que a China estava "considerando fornecer apoio letal" a Moscou. O presidente americano, Joe Biden, afirmou alguns dias depois, no entanto, que não antecipa "uma iniciativa importante" por parte da China para fornecer armas à Rússia.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter