Chanceler italiano convoca encarregado de negócios da Venezuela, após 'expulsão' de diplomatas
Caracas decidiu limitar a três por país o número de diplomatas da França, Holanda e Itália autorizados na Venezuela
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, convocou o encarregado de negócios da Venezuela na quarta-feira para protestar contra a decisão de Caracas de restringir o número de diplomatas na legação italiana.
"Esta manhã convoquei o encarregado de negócios da Venezuela (...) para contestar a expulsão de três dos nossos diplomatas de Caracas", disse Tajani em uma mensagem na rede social X.
Ho fatto convocare stamani l’incaricato d’affari del #Venezuela per protestare con forza per la mancanza di informazioni sulla detenzione del cittadino italiano Alberto Trentini e per contestare l’espulsione di 3 nostri diplomatici da Caracas. L’Italia continuerà a chiedere al…
— Antonio Tajani (@Antonio_Tajani) January 15, 2025
Caracas decidiu na terça-feira limitar a três por país o número de diplomatas da França, Holanda e Itália autorizados na Venezuela, por considerar que seus governos têm um "comportamento hostil", dias após a posse do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato consecutivo após eleições consideradas fraudulentas pela comunidade internacional.
Leia também
• Por que casas de madeira são tão comuns nos EUA, apesar dos incêndios e furacões? Entenda
• Coreia do Sul: presidente Yoon Suk Yeol é preso após tentativa fracassada de impor lei marcial
• Agência reguladora dos EUA processa Musk por recompra de ações do Twitter em 2022
Tajani também disse que convocou o diplomata venezuelano "para protestar veementemente contra a falta de informações sobre a prisão do cidadão italiano Alberto Trentini".
Trentini, um ativista humanitário de 45 anos que trabalha para uma ONG que ajuda pessoas com deficiência, foi preso em novembro e acredita-se que esteja em uma prisão de Caracas, segundo a imprensa italiana.