Logo Folha de Pernambuco

Mercosul

Chanceler paraguaio diz que Mercosul não é um "bloco ideológico", em resposta à ausência de Milei

Mandatário argentino participará no final de semana de uma conferência conservadora no Brasil

O presidente da Argentina, Javier MileiO presidente da Argentina, Javier Milei - Foto: Stringer/AFP

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez, afirmou nesta sexta-feira (5) que o Mercosul não é "um bloco ideológico", mas sim "de integração", em resposta à ausência do presidente argentino, Javier Milei, na próxima cúpula de presidentes em Assunção.

"O grande objetivo é a integração no meio de diferentes pontos de vista", disse Ramírez à AFP, optando por não comentar diretamente a ausência de Milei na primeira reunião regional desde que assumiu a presidência.

"Não buscamos um bloco ideológico, mas sim a integração como objetivo", acrescentou o chanceler do Paraguai, que passará a presidência rotativa para o Uruguai ao término do encontro na segunda-feira.

Ao faltar à 64ª cúpula de chefes de Estado do bloco, Milei evitava um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tem mantido repetidos desentendimentos.

Em vez disso, o mandatário argentino participará no final de semana de uma conferência conservadora no Brasil, evento que também vai contar com a presença do ex-presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro.

Com a presença do presidente da Bolívia, Luis Arce, os Estados-membros formalizarão a entrada do país andino, que ainda precisa ajustar suas normas aduaneiras, no Mercosul.

Após oito anos de negociações, a entrada da Bolívia foi aprovada em dezembro do ano passado na última cúpula do Mercosul, mas a lei que ratifica a adesão foi promulgada pela Arce apenas nesta sexta-feira, depois de ter sido aprovada pelo Congresso.

Nas reuniões preparatórias em Assunção, foi oficialmente iniciada a rodada de conversas com os Emirados Árabes Unidos para a assinatura de um acordo de livre comércio, informou Ramírez.

O bloco também retomará as negociações arrastadas com a União Europeia após a conclusão das eleições no continente europeu, e espera-se que o Uruguai, que impulsiona um acordo com a China, insista novamente na necessidade do Mercosul ser mais "flexível" em suas negociações com terceiros.

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter