Logo Folha de Pernambuco

CRIMES

Chantagem, ameaças e pix: como quadrilha de garotos de programa extorquia clientes

Quadrilha chegava a fotografar a fachada da casa de seus alvos para ameaçá-los

Fábio dos Santos Pita Júnior, conhecido como Pedro Dom, é apontado como chefe do grupoFábio dos Santos Pita Júnior, conhecido como Pedro Dom, é apontado como chefe do grupo - Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ameaças, perseguições e chantagens. Essas eram as táticas usadas pela quadrilha de garotos de programa acusada de extorquir dinheiro de ex-clientes. Segundo a Polícia Civil, para que não tivesse sua intimidade exposta, a vítima fazia transferências bancárias via Pix aos criminosos.

As extorsões partiam de mais de um membro da quadrilha. O grupo foi alvo de uma operação da 21ª DP (Bonsucesso). Ao todo, quatro pessoas foram presas.

Caso as vítimas parassem de ceder à extorsão e, consequentemente, parassem de enviar dinheiro aos criminosos, a estratégia adotada pela quadrilha era a de pegar dados da vítima, dizer que faria algum mal aos parentes, e até fazer fotos da casa da pessoa. O objetivo era que os pagamentos fossem retomados.

INVESTIGAÇÃO
O ponto inicial da investigação se deu depois que um jovem procurou a delegacia distrital para contar que estava sendo chantageado.

De acordo com a vítima, ela fez contato com um dos garotos de programa e, após o encontro, começou a receber mensagens ameaçando expor para a sua família o que tinha ocorrido.

Ao todo, cinco vítimas foram identificadas e a expectativa da polícia é que o número de denúncias cresça após a divulgação da operação.

Os garotos de programa não atendiam em um ponto fixo, mas anunciavam os programas através de um site, marcando o atendimento normalmente para um motel.

— Um apelo a quem tenha sido vítima de um crime similar é que procure uma delegacia. Se for (vítima) dessa quadrilha específica, pode procurar a 21ª DP (Bonsucesso), porque estamos com essa investigação em andamento — completou o delegado titular da distrital.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter