Charles III: médicos explicam os motivos dos dedos inchados do novo rei britânico
Problema pode ser causado por uso de medicamentos, estilo de vida e doenças
Às vésperas de ser coroado como o novo rei do Reino Unido, as mãos e os dedos inchados de Charles III voltaram a chamar a atenção de pessoas mundo afora.
O assunto já tinha sido comentado em setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. Na época, o tema foi um dos mais pesquisados no Reino Unido, segundo o Google.
Leia também
• Os súditos de Charles III comemoram nas ruas a coroação do seu novo monarca
• De Diana Ross a Harry Potter: conheça músicas, livros e filmes que fazem a cabeça de Charles III
• Charles III e Camilla, da impopularidade a uma coroação muito aguardada
O Globo ouviu três especialistas para esclarecer os possíveis motivos por trás desse inchaço. A médica Débora de Barros Abdala, especialista em clínica médica, explica que diversos fatores podem causar o inchaço das mãos, entre eles, questões inflamatórias, problemas de circulação, doenças cardíacas, hepáticas e renais. No entanto, o inchaço das mãos seria apenas um dos sintomas e não o único sintoma.
— Se for apenas um problema local, como artrite ou gota, não é grave. Mas se for o sintoma de algum problema sistêmico que envolva a parte cardíaca, hepática ou renal, é preciso atenção e cuidados mais específicos, com o uso de medicações e afins — diz a médica.
O reumatologista André Ramos, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, inclui outras condições que podem ter como sintoma o inchaço nas mãos.
São elas: problemas linfáticos; doenças de depósito, como hipotiroidismo; doenças mais raras, como amiloidose; doenças de causas indeterminadas, como a síndrome da dor complexa regional; esclerose sistêmica, alguns tipos de câncer e até mesmo causas nutricionais, como a deficiência de vitamina B.
— Todas essas síndromes podem causar o inchaço das extremidades, mas para fazer qualquer afirmação, precisamos saber se existem outros sintomas e quais são eles. Menos provável, mas ainda possível é o fato de não haver doença nenhuma e as mãos e os dedos dele simplesmente serem assim — pontua Ramos.
Segundo informações da biografia "Príncipe Charles, o homem que será rei" (tradução livre do título Prince Charles, The Man Who Will Be King), em carta enviada a um amigo após o nascimento do príncipe William, o monarca conta orgulhoso que o bebê tem "dedos de salsicha", como os seus.
O médico geriatra Luiz Antonio Gil Jr., do Núcleo de Geriatria e do Pronto Atendimento Geriátrico Especializado do Sirio-Libanês, aponta ainda outra possível causa dos dedos inchados: efeito colateral de medicações.
Ascensão ao trono: Acompanhe ao vivo tudo o que acontece antes, durante e depois da cerimônia de coroação do rei Charles III
— Anti-inflamatórios e anti-hipertensivos podem causar inchaço. Neste caso, é preciso ajustar ou adequar melhor a medicação para aquela pessoa — explica o médico. O consumo excessivo de sal, assim como o de bebidas alcoólicas, também pode causar edema, de forma geral. A melhora do problema vai depender da causa. Se for o sintoma de uma doença, é preciso tratá-la. Se for efeito colateral de medicação, ajustar o remédio. Se for uma questão nutricional, é necessário melhorar a alimentação. Alguns hábitos, como a prática de atividade física também podem ajudar a melhorar a circulação e a reabsorção de líquidos de forma geral.