Diplomacia

Chefe da diplomacia síria visita Arábia Saudita pela primeira vez desde 2011

Objetivo é chegar a uma solução política para a crise na Síria

chegada de Meqdad a Jidá ocorre dois dias antes de um encontro de nove países árabes no qual será discutido o retorno da Síria à Liga Árabe.chegada de Meqdad a Jidá ocorre dois dias antes de um encontro de nove países árabes no qual será discutido o retorno da Síria à Liga Árabe. - Foto: AFP

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Fayçal Meqdad, chegou à Arábia Saudita nesta quarta-feira (12) para a sua primeira visita de Estado desde o início da guerra civil síria em 2011, anunciou a agência de notícias oficial saudita SPA.

A visita ocorre por ocasião do convite do chefe diplomático saudita, Fayçal bin Farhan, com o objetivo de "referir-se aos esforços desenvolvidos para se chegar a uma solução política para a crise na Síria", acrescentou a SPA.

A chegada de Meqdad a Jidá ocorre dois dias antes de um encontro de nove países árabes no qual será discutido o retorno da Síria à Liga Árabe, após sua exclusão em 2012.

A próxima cúpula de líderes árabes está marcada para 19 de maio.

O regime sírio de Bashar al-Assad estava diplomaticamente isolado desde a repressão a um levante popular que deu início à guerra em 2011.

O reino saudita então cortou relações com a Síria no ano seguinte, ocasião em que apoiou os rebeldes no conflito.

Entretanto, após o terremoto que devastou a Turquia e partes da Síria em fevereiro, a Arábia Saudita enviou ajuda às vítimas em áreas controladas pelo governo e naquelas sob comando dos rebeldes.

O estreitamento das relações entre os dois países ocorre após o restabelecimento dos laços entre as duas potências rivais no Oriente Médio: o Irã, grande aliado de Damasco, e o reino saudita, que havia rompido relações diplomáticas em 2016.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter