Logo Folha de Pernambuco

Vacinas

Chefe da OMS saúda 'decisão histórica' dos EUA em apoiar liberação de patentes de vacinas anticovid

Tedros Adhanom usou suas redes sociais para afirmar que os EUA é um 'exemplo poderoso de liderança para enfrentar os desafios globais da saúde'

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom GhebreyesusDiretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus - Foto: Fabrice Coffrini / AFP

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou nesta quarta-feira (5) a "decisão histórica" dos Estados Unidos em apoiar uma suspensão temporária das patentes de vacinas anticovid para acelerar sua produção e distribuição no mundo.

"Cumprimento os Estados Unidos por esta decisão histórica", tuitou Tedros, que pediu para avançar "todos juntos rapidamente, em solidariedade, para aproveitar o engenho e o compromisso dos cientistas que produziram as vacinas contra a covid-19, que salvam vidas".

O chefe da OMS defende há meses a medida, que Índia e África do Sul propuseram à Organização Mundial do Comércio (OMC). “Se não o fizermos agora, quando?”, questionou, no momento em que o mundo enfrenta sua pior pandemia em 100 anos.

Veja também

Newsletter