Chefe da OMS saúda 'decisão histórica' dos EUA em apoiar liberação de patentes de vacinas anticovid
Tedros Adhanom usou suas redes sociais para afirmar que os EUA é um 'exemplo poderoso de liderança para enfrentar os desafios globais da saúde'
O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou nesta quarta-feira (5) a "decisão histórica" dos Estados Unidos em apoiar uma suspensão temporária das patentes de vacinas anticovid para acelerar sua produção e distribuição no mundo.
"Cumprimento os Estados Unidos por esta decisão histórica", tuitou Tedros, que pediu para avançar "todos juntos rapidamente, em solidariedade, para aproveitar o engenho e o compromisso dos cientistas que produziram as vacinas contra a covid-19, que salvam vidas".
Leia também
• OMS já admite não atingir meta de entregar 2,4 bilhões de doses da vacina contra Covid em 2021
• OMS criará centro mundial de previsão de epidemias em Berlim
• OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos
O chefe da OMS defende há meses a medida, que Índia e África do Sul propuseram à Organização Mundial do Comércio (OMC). “Se não o fizermos agora, quando?”, questionou, no momento em que o mundo enfrenta sua pior pandemia em 100 anos.
I commend for this historic decision for #VaccinEquity, prioritizing the well-being of all people everywhere at a critical time. Now let's all move together swiftly, in solidarity, building on the ingenuity & commitment of scientists who produced life-saving #COVID19 vaccines.
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) May 5, 2021