GUERRA ISRAEL-HAMAS

Chefe da ONU diz que Gaza enfrenta 'avalanche de sofrimento sem precedentes'

Antes do início da guerra entre Israel e o Hamas, uma média de 500 caminhões chegava a Gaza todos os dias; nos últimos dias, o número médio caiu para 12

Faixa de GazaFaixa de Gaza - Foto: Aris Messini/AFP

Sem uma mudança fundamental na situação, a população de Gaza sofrerá "uma avalanche de sofrimento humano sem precedentes", alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta sexta-feira (27).

"Todos devem assumir sua responsabilidade. Este é o momento da verdade, a história nos julgará", afirmou Guterres em comunicado lido pelo seu porta-voz, e destacou que "o sistema humanitário em Gaza enfrenta um colapso total, com consequências inimagináveis para mais de 2 milhões de civis".

"Devido à situação desesperadora e dramática" em Gaza, a ONU "não será capaz de fornecer ajuda dentro" da Faixa "sem uma mudança imediata e fundamental na forma como a ajuda entra", disse ele.

Antes do início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, "uma média de 500 caminhões chegava a Gaza todos os dias".

Nos últimos dias, o número médio de caminhões que entram pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, caiu para 12, "quando as necessidades são muito maiores do que em qualquer outro momento", insistiu o secretário-geral.

Guterres pediu um ajuste no "sistema de verificação da circulação de mercadorias na passagem fronteiriça de Rafah" para permitir a entrada de mais caminhões.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter