Logo Folha de Pernambuco

ONU

Chefe da ONU nomeia equatoriana sua representante especial no Haiti

Diretora de Relações Exteriores da Universidade das Américas, no Equador, desde 2015, María Isabel irá substituir a americana Helen Meagher La Lime

António Guterres,  secretário-geral da ONUAntónio Guterres, secretário-geral da ONU - Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou a equatoriana María Isabel Salvador sua representante especial no Haiti, país mergulhado em uma crise econômica e de segurança profunda, anunciou a organização nesta quarta-feira (1º).

Diretora de Relações Exteriores da Universidade das Américas, no Equador, desde 2015, María Isabel irá substituir a americana Helen Meagher La Lime, que ocupa o cargo desde outubro de 2019. Além disso, irá dirigir o Escritório Integrado das Nações Unidas no Haiti, segundo a ONU.

María Isabel tem mais de 25 anos de experiência em funções de gestão, assessoria, política e diplomacia. Foi Ministra das Relações Exteriores (2007-2008) e do Turismo (2005-2007).

O Haiti vive uma profunda crise econômica e social, agravada pelo assassinato do presidente Jovenel Moise, em 2021, e pela expansão de grupos armados, que impõem sua lei em mais da metade do território haitiano e se financiam, principalmente, com a indústria do sequestro e da extorsão.

Estes grupos criminosos exigem dezenas e inclusive centenas de milhares de dólares dos familiares de suas vítimas, que frequentemente são agredidas sexualmente durante seu cativeiro.

Em 2022, a ONU registrou 1.359 sequestros e mais de 2.000 mortes no Haiti, um terço a mais do que no ano anterior.

Veja também

Newsletter