Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Chefe da ONU pede desnuclearização da Coreia do Norte em visita a Seul

O objetivo, segundo Guterres, é "levar paz, segurança e estabilidade a toda a região"

Secretário-geral da ONU, Antonio Gueterres Secretário-geral da ONU, Antonio Gueterres  - Foto: Kazuhiro Nogi / AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, manifestou nesta sexta-feira (12) seu "compromisso claro" com a desnuclearização da Coreia do Norte durante uma visita a Seul, depois que Pyongyang afirmou estar "pronta para mobilizar" seu arsenal nuclear.

Guterres chegou a Seul na quinta-feira (11) após visitar o Japão, onde pronunciou um discurso pelo 77º aniversário do primeiro ataque nuclear da história em Hiroshima.

"Gostaria de reafirmar nosso claro compromisso com uma desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana, da República Popular da Coreia do Norte", disse o chefe da ONU em seu encontro com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol

O objetivo, acrescentou Guterres, é "levar paz, segurança e estabilidade a toda a região". 

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul alertaram recentemente que a Coreia do Norte está se preparando para seu sétimo teste nuclear. 

Nesta mesma quinta-feira, Pyongyang acusou Seul de um surto de Covid-19 em seu território e ameaçou "limpar as autoridades de seu vizinho do sul do mapa". 

O governo de Kim Jong Un realizou uma longa série de testes de armas este ano, incluindo o disparo de um míssil balístico intercontinental pela primeira vez desde 2017. 

No final de julho, o líder norte-coreano chegou a afirmar que seu país está "pronto para mobilizar" sua dissuasão nuclear no caso de um conflito militar com os Estados Unidos ou a Coreia do Sul.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter