Logo Folha de Pernambuco

onu

Chefe da ONU pede "transição democrática" em Bangladesh

Guterres pediu "total respeito aos direitos humanos" e "uma investigação completa, independente, imparcial e transparente de todos os atos de violência"

O secretário-geral da ONU, António GuterresO secretário-geral da ONU, António Guterres - Foto: Kena Betancur/AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou nesta segunda-feira (5) a uma "transição democrática" em Bangladesh após os distúrbios que levaram à renúncia e à fuga do país de sua primeira-ministra Sheikh Hasina, anunciou seu porta-voz.

Guterres "insta todas as partes à calma e à moderação e destaca a importância de uma transição pacífica, ordenada e democrática", disse o porta-voz adjunto Farhan Haq.

Depois de "lamentar" a perda de vidas durante os protestos no país asiático, que registrou 56 novas mortes na segunda-feira, Guterres pediu "total respeito aos direitos humanos" e "uma investigação completa, independente, imparcial e transparente de todos os atos de violência", acrescentou o porta-voz em um comunicado.

Depois de 15 anos como chefe de governo, Hasina deixou o país de helicóptero na segunda-feira, quando os militares anunciaram a formação de um governo interino após mais de um mês de protestos mortais contra a gestão de Bangladesh.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter