onu

Chefe da ONU pede "transição democrática" em Bangladesh

Guterres pediu "total respeito aos direitos humanos" e "uma investigação completa, independente, imparcial e transparente de todos os atos de violência"

O secretário-geral da ONU, António GuterresO secretário-geral da ONU, António Guterres - Foto: Kena Betancur/AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou nesta segunda-feira (5) a uma "transição democrática" em Bangladesh após os distúrbios que levaram à renúncia e à fuga do país de sua primeira-ministra Sheikh Hasina, anunciou seu porta-voz.

Guterres "insta todas as partes à calma e à moderação e destaca a importância de uma transição pacífica, ordenada e democrática", disse o porta-voz adjunto Farhan Haq.

Depois de "lamentar" a perda de vidas durante os protestos no país asiático, que registrou 56 novas mortes na segunda-feira, Guterres pediu "total respeito aos direitos humanos" e "uma investigação completa, independente, imparcial e transparente de todos os atos de violência", acrescentou o porta-voz em um comunicado.

Depois de 15 anos como chefe de governo, Hasina deixou o país de helicóptero na segunda-feira, quando os militares anunciaram a formação de um governo interino após mais de um mês de protestos mortais contra a gestão de Bangladesh.

Veja também

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal
Estados Unidos

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal

Newsletter