Chefe da ONU 'profundamente preocupado' com escalada do conflito em Gaza
Guterres também exigiu a libertação dos mais de 200 reféns israelenses
O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se "profundamente preocupado" nesta terça-feira (31) com a "intensificação do conflito" entre Israel e o Hamas, alertando para o risco de uma “escalada perigosa para além de Gaza”.
"Estou profundamente preocupado com a escalada do conflito entre Israel e o Hamas e outros grupos armados palestinos em Gaza. Isso inclui a expansão das operações terrestres das Forças de Defesa de Israel, acompanhadas por intensos ataques aéreos, além do contínuo lançamento de foguetes de Gaza em direção a Israel", disse Guterres em um comunicado.
Leia também
• Balanço de vítimas estrangeiras desde o ataque do Hamas a Israel
• Abastecimento de água via Israel é cortado na Faixa de Gaza, diz ONU
• Exército de Israel avança entre ruínas em Gaza e Netanyahu descarta cessar-fogo
Depois de reiterar a condenação dos ataques do Hamas de 7 de outubro em Israel e a sua exigência da libertação dos mais de 200 reféns israelenses detidos pelo grupo islamista palestino, também "condena" a morte "de civis em Gaza".
"Estou consternado com os relatos de que dois terços dos mortos são mulheres e crianças", acrescentou, sublinhando que as regras do direito humanitário "não são um menu à la carte e não podem ser aplicadas seletivamente".
"Estou muito preocupado com o risco de uma escalada perigosa para além de Gaza e peço a todos os líderes para que exerçam a maior contenção para evitar uma conflagração mais ampla", insistiu, reiterando o seu apelo a um cessar-fogo humanitário "imediato".